domingo, 24 de maio de 2009

“Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o SENHOR sonda os corações..” (Provérbios 21: 2).”


Amado(a),
O homem tem uma tendência a achar que seus caminhos, aos seus olhos são retos, pelas suas próprias atitudes, cai da graça! Por isso é preciso assumir que há caminhos que precisam ser mudados, pois são retos apenas aos nossos olhos, mas não aos olhos de Deus!
Muitas vezes trilhamos caminhos que se desviam dos caminhos do Senhor, porque não vigiamos. Quando estamos em caminhos retos não faltam pessoas que nos levam ao desvio. A má palavra, as insinuações sutis. Tudo pode parecer bonito e leve, mas depois se mostra uma cilada e o incauto já se desviou. É preciso inteligência e olhos atentos. Estar em caminhos retos é lenha acesa para o altar do nosso coração! É preciso buscar bons conselhos para tomar boas decisões, e bom conselho só é obtido com bons conselheiros. Com quem você anda se aconselhando? Com os amigos dos bares, com pessoas de outra fé? Com colegas que não dão bom testemunho de vida? Salomão nos ensina a submeter os nossos planos à análise e crítica de sábios conselheiros, que podem nos livrar de decepções e aborrecimentos. Esta é a verdadeira sabedoria -ponderar antes de agir, e estabelecer os nossos planos com sábios conselhos.
Todavia, quando nos precipitamos em orgulho temos tendência de ser impulsivos e apressados e tomamos caminhos que não são retos aos olhos de Deus. Mas a a bíblia deixa claro que ser apressado é cometer pecado. Veja o que diz o sábio em Provérbios 19:2. A pressa é destrutiva, e como o nosso próprio adágio popular afirma, “a pressa é a inimiga da perfeição”.
A multiplicidade de conselheiros é o melhor caminho, pois eles lhe darão muito que pensar de pontos de vista diferentes e uma variedade de experiências.
Se mais de uma pessoa, com vida e conduta ilibada recomendam uma determinada ação é mais certo de que dará bons frutos do que a orientação de pessoas de comportamentos que não são exemplares.
Assim, amado(a), não permita que nem os homens nem o diabo o convençam de que você não dispõe de tempo, ou que, de qualquer forma, você pode tomar decisões melhores do que as dos conselheiros. É por isso que o pregador diz que todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, pois os nossos corações enganadores nos convencem que nossos planos são brilhantemente desenvolvidos e o sucesso deles é certo. No entanto, é nessa ilusão que nos tornamos escravos de decisões insensatas. Questões como o casamento são digno de conselhos, pois as dores e as conseqüências de uma má escolha podem ser terríveis.Veja os comentários de Provérbios 19:13 Um terceiro que não está envolvido pode lhe salvar de muita tristeza numa decisão dessas, e eles provavelmente conseguem detectar os problemas antes que se agravem. Outras questões como negócios, mudanças de emprego, mudança de residência, formação de filhos, questões de saúde, investimentos alternativos e planos semelhantes devem ser objeto de conselhos, se queremos ser bem sucedidos.
Amado(a), qual a área de sua vida que lhe causa embaraços e para a qual precisa de conselhos? Atente para a voz da sabedoria e saia dessa rede que tem armado em sua vida. Há saída, mas é preciso humildade para reconhecer suas falhas. .
Peça para Deus sondar os seus caminhos, é Ele quem os endireita! E quando estiver em caminhos retos, tenha inteligência, para andar segundo o conselho dos ímpios.



Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...