quarta-feira, 15 de abril de 2009

“Pois Deus é o Rei de toda a terra, cantai louvores com inteligência.”(Salmos 47:7 ).





Amado(a), O Salmo 47 canta sobre a soberania de Deus, e sobre Seu domínio sobre as nações e exorta-nos a cantar louvores a Deus com inteligência. Isso quer dizer que devemos não somente louvar ao Senhor com nossos lábios, mas com todo nosso entendimento. Colocar nessa ação, não só a emoção, mas toda razão. Há pessoas que, quanto mais estudam, mais se apropriam do conhecimento secular, mais se afastam de Deus e de Seus ensinamentos. Isso não é, como pensam, sinal de inteligência. Ao contrário: é sinal explícito de ignorância. Quanto mais se estuda, mais se sabe que o conhecimento é perecível, limitado e relativo e que não há conhecimento maior do que aquele que vem do Senhor. Louvar a Deus com inteligência é dar a Ele o devido reconhecimento que nos permitiu saber, ainda que de modo limitado, pois de fato nada sabemos, só podemos conjecturar. O único e perfeito conhecimento vem de Deus e de Sua palavra. Louvar a Deus com inteligência significa render graças ao Pai o tempo todo e em qualquer lugar, mesmo diante dos néscios que se acham donos da verdade. Tão limitados são, mas creem que o domínio do conhecimento secular vai garantir um lugar de destaque. Quem assim pensa, age como se o conhecimento fosse algo apreensível e garantia de poder. Tolos e dignos de pena são os que assim raciocinam. Aquele que busca o conhecimento verdadeiro jamais age com arrogância ou prepotência, porque se apropria do princípio básico: conhecer significar abrir caminhos e não se limitar a contemplar a própria imagem. Cantar louvores a Deus com inteligência é ter uma atitude oposta a de muitos que agem como narcisos, achando-se os únicos dignos de adoração e reconhecimento, incapazes de contemplar outra face senão a própria. Quem louva a Deus com inteligência sabe em primeiro lugar que nada pode saber e nada sabe senão com a liberdade e a direção do Espírito. Deus é o Rei de toda a terra, ainda que ela esteja dirigida por aqueles que se arrogam o poder e chamam a si o direito de receber as glórias. No entanto, sabemos, por orientação do Espírito que esse poder é temporário e nada acrescenta a não ser vanglória.
Amado(a), você tem louvado ao Senhor com inteligência? Tem dado a Ele o devido mérito pelos seus feitos? Quantas vezes nesse ano você já rendeu ao Senhor um culto de ação de graças? Se a sua resposta for igual ou maior do que 16, então você pode abrir a boca e confessar diante de todos o quão inteligente tem sido e o quanto o Senhor tem lhe acrescentado em sabedoria. Mas se sua resposta não chegar a preencher os dedos da mão direita, então você precisa repensar suas atitudes e verificar se não tem sido néscio e inconsequente, deixando de receber TUDO que o Senhor tem preparado para você. Aqueles que sabem reconhecer o poder e a ação de Deus em suas vidas são cada vez mais agraciados com bênçãos e têm sempre mais para agradecer. Experimente fazer isso, amado(a). Louve a Deus com inteligência e pare de se debater em sua vã sabedoria.

Graça e Paz!

3 comentários:

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...