domingo, 15 de março de 2009

“A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido.”(Provérbios 11:25).





Amado(a), observe que o sábio faz menção neste texto de uma virtude extremamente importante a ser cultivada pelo cristão: a generosidade. E ele afirma que a alma generosa prosperará e aquele que socorre ao outro também será socorrido. Essa é a lei da semeadura. Em outro texto ele reitera: “Quem é generoso será abençoado". (Provérbios 22:9)
Lucas também deixou registrado a importância dessa virtude entre os homens que querem seguir a Cristo em Atos 20:35:“Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber”. E em Lucas 6:38: “Dai e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. O que Paulo disse em 1 Timóteo 6:18 “Que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir”.
A generosidade é uma disposição ativa para ajudar e socorrer os outros, não só os irmãos na fé, mas até mesmos os desconhecidos. A alma generosa carrega dentro de si um sentimento de compaixão, amor e amizade e nutre um verdadeiro afeto pelo próximo. Portanto, cumpre o segundo mandamento.
Não é preciso ter muito para dar. Cada um dê conforme pode e isso certamente o fará prosperar. Ninguém perde em dar. Ao contrário, a ele será acrescentado. Em geral as pessoas costumam dizer que não dão porque nada têm. Isso não corresponde à verdade, porque se não temos dinheiro ou um bem material, temos tempo, amor, cuidado. Tudo isso pode ser compartilhado. Há pessoas que têm muito e não conseguem dar nada, porque são pobres, espiritualmente falando. Não dão sequer um pouco de seu tempo para quem precisa, não dão um sorriso, ou uma palavra de conforto. Isso também pode ser doado. E é interessante observar que, nesse sentido, quanto mais doamos, mais temos. Às vezes perdemos um tempo para dar uma informação atenciosa a uma pessoa, uma carona, uma ajuda para carregar algo e isso se transforma em dádiva. Pobre é quem não tem sequer um sorriso para dar. O generoso é mais rico e mais abençoado porque tem prazer em compartilhar. E você? Como tem se comportado com relação a isso?
Lembre-se: as sementes da generosidade estão plantadas dentro de cada um de nós, porque somos frutos de uma doação incondicional. Mas é preciso regá-la para que floresça e dê bons frutos no tempo certo.

Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...