domingo, 22 de fevereiro de 2009

Palavra Viva: Palavra para Comunhão


“Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. (Joel 2:12-13)

Joel foi um profeta cujo coração estava em Deus, seu nome significa “Jeová é meu Deus”. Seu livro é iniciado descrevendo um ambiente desolador onde a praga do gafanhoto (cortador, migrador, devorador e destruidor) havia passado no meio do povo de Deus. O cenário era de devastação. A vide havia secado assim como a oliveira estava murcha. Não havia alimento nem para os animais. O povo estava assolado. O recado de Deus logo no início era o de que todos soubessem o que estava acontecendo e que o fato fosse passado de geração em geração, relatando assim a todos os habitantes da terra e sua descendência, um fato que poderia se repetir. Então Deus chama os ébrios (pessoas exaltadas com suas paixões) a acordarem e chorarem. O ambiente era de desolação!!!
Assim, o Senhor usa Joel para chamar os moradores da terra à reflexão a fim de conduzi-los ao arrependimento, concluindo-se que a causa da assolação encontrada era o pecado no meio do povo. O Senhor tinha planos para o seu povo. Então, Ele diz ao povo exatamente o que quer deles para que sua atuação seja completa. A conversão é um processo na vida do cristão e significa mudança de direção. Deus avisa que ela precisa vir de dentro e não de fora. Explica que não pode ser um ritual teatral como o rasgar das vestes, mas necessariamente parte de um coração que se quebranta e com choro e pranto (que é um choro copioso e mais intenso). Ocorre no interior e não por fora: é no coração e não nas vestes.
Qual é a área da sua vida que se encontra devastada? Se você não leu os devocionais da semana passada, convido você a ler a todos e fazer uma avaliação profunda de sua vida. É certo que Ele quer avivar o que estava morto e fazer do deserto da sua vida uma terra fértil.
Usufrua da graça do Senhor, da Sua misericórdia e benignidade apresentadas neste texto e prove do perdão de Deus em sua vida.

Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...