domingo, 22 de fevereiro de 2009

“Bem aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada.”(Provérbios 8:34)





Amado(a), observe que Salomão está nos contando o seu segredo para ser tão afortunado. Também Davi, em vários salmos a começar pelo primeiro “Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite”, ensina-nos esta lição. De pastor a rei, de cuja linhagem deu ao mundo o verdadeiro Rei. Ele não escondeu de nós o que fez dele o homem segundo o coração de Deus: ele ouvia e fazia a vontade do Senhor, por isso afirma já no primeiro salmo que o homem que assim age será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, e tudo quanto fizer prosperará. Esse segredo amado(a) não foi guardado a sete chaves, mas foi dado a tantos quantos querem ser como esses dois reis. A Bíblia repete continuamente a chave do sucesso que dá vida, e nos aproxima-nos de Deus, fazendo nos crescer e frutificar, com sabedoria e entendimento. Aquele que dá ouvidos à palavra de Deus sai do lugar comum e elevado às alturas até aqui inatingíveis, torna-se forte, feliz e tem o verdadeiro sucesso. Não o passageiro, corruptível e terreno, mas o que vem do Senhor, que encaminha para a vida eterna. Por que, pelo ouvir e seguir a palavra, o cristão se liberta, é limpo e tem o coração purificado, a mente transformada e é, de fato, separado do mundo. Quem age como ensina o sábio rei, está no mundo, sem receio de se contaminar por ele, porque a palavra é escudo que nos protege. Ela guarda-nos, e nos livra do mau caminho, mostrando-nos o caminho certo, impedindo que resvalemos.
E você, amado(a), tem se apropriado desse segredo? Tem sido bem aventurado por saber usá-lo, ou está com a vida que não testemunha essa condição que foi dada também a todos quantos ouvem e seguem esse ensinamento? Faça um exame de sua vida e verifique o porquê de não estar desfrutando das promessas de Deus. Se você não se encaixa nesta condição, algo deve estar errado. E não é da parte de Deus, pode estar certo(a). Veja se você tem velado à portas de Deus, esperando Dele o alimento. A segunda parte do versículo em epígrafe deixa clara a necessidade de estar na Casa de Deus, de adentrar as suas portas para receber a palavra que garante a vitória. Portanto, não espere ser alimentado e receber a promessa, lá onde você tem preferido colocar seu coração. E não se surpreenda se daqui a poucos dias seu coração começar a sentir aquele vazio, aquela incompletude, aquele desejo de colocar fim em tudo e começar de novo em outro lugar. Mas agora que já sabe o segredo, não apenas ouça, coloque em prática o que aprendeu: abandone essa vida circular de derrota e de insatisfação. Você sabe onde está a resposta e o que deve ser feito. Mas pode também escolher repetir os velhos erros e continuar infeliz. O segredo da sabedoria o rei já nos deu, mas o segredo de seu uso, peça-o ao Espírito Santo.
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...