quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

“Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.”(Salmos 24: 5).




Amado(a), Davi nos lembra, ainda no início deste salmo que “Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios”. Mas nela tem habitado o príncipe do mal, que milita contra os escolhidos do Senhor, oferecendo-nos o que não pode entregar, para nos confundir e nos roubar a salvação. Muitos são os artifícios e as seduções, por isso ele completa que subirá no Santo Monte aquele que não segue os comandos do príncipe deste mundo, que não anda segundo os conselhos dos ímpios, mas mantém puro o coração. Aquele que não se envaidece com as glórias mundanas, que não engana ao próximo. Isso significa não fazer ou dizer ao outro aquilo que não queremos que nos façam. Não prometer o que não se pode cumprir. Não dizer sim, querendo dizer não, não afirmar o que não se pode manter.
Essa tem sido a conduta dos ímpios, daqueles que não conhecem e não vivem os mandamentos de Cristo. Mas, em hipótese alguma pode ser a atitude de um cristão. Aquele que está em Cristo é nova criatura. Não age levianamente, não envolve pessoas inocentes. Não banaliza os compromissos. Este, afirma Davi, receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação.
E você, amado(a), como tem se comportado com seu próximo? Será que pode afirmar que os ímpios veem nas suas atitudes o reflexo de Cristo, ou você tem sido mais um(a) a envergonhar o Seu evangelho? Observe como tem sido sua vida. O que tem feito. Como tem agido. Sua conduta tem sido a de um(a) cristã(o)? Você tem sido fiel aos seus princípios, ou a cada dia tem tomado uma decisão que não se firma? Tem sido correto(a) com sua família, tem se lembrado dos seus genitores, ou tem lhes desprezado como se não existissem? Tem sido exemplo para seus filhos, ou admite que não aprovaria se eles fizessem o que você faz? Você diria que pode encarar as pessoas com as quais convive ou conviveu, certo de que não foi injusto(a), desleal ou irresponsável? Mais do que isso: você pode olhar para Deus e se enquadrar no que diz o texto em epígrafe? Pense nisto, porque o mundo jaz no maligno, e o seu príncipe anda em derredor procurando a quem possa tragar, na primeira brecha. Ou prefere trocar sua salvação por algumas mordomias de final de semana. Lembre-se de que a quarta-feira de cinzas chega para anunciar a realidade àqueles que não estão firmes em Deus. Ela não tem aparência de cristal ou de safira. É carvão puro.
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...