domingo, 15 de fevereiro de 2009

“Assim, o seduziu com palavras muito suaves e o persuadiu com as lisonjas dos seus lábios.”(Provérbios 7: 21)


Cuidado com a lisonja

Amado(a), Salomão nos adverte do perigo das lisonjas. Lisonjas são adulações e a Bíblia está repleta de ensinamentos sobre a necessidade de o cristão evitar essa sedução, assim como o sedutor. Bastaria compreendermos que Jesus não deu lugar àqueles que O tentaram com lisonjas. Por isso afirmou como registra Mateus 7:21 “Nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos Céus”. Em geral os lisonjeiros falam coisas agradáveis á vista da pessoa, mas destilam veneno em sua ausência. Jesus nos advertiu em Marcos 7:6 “... Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim”. Veja também Isaías 29:13 e Ezequiel 33:31.
O lisonjeiro arma laços, enche de elogios, fala o que o outro quer ouvir, mas guarda no coração, ou diz a outros o que verdadeiramente pensa sobre quem quer seduzir. Por isso também o sábio ensina em Provérbios 28:23 “O que repreende o homem gozará depois mais amizade do que aquele que lisonjeia com a língua”. Isso significa que muitas vezes nos agradamos daqueles que nos elogiam e nos exalta, e tendemos a nos chatear com os que usam de sinceridade conosco e nos apontam uma situação de erro ou de vacilo. Ao passo que deveríamos ficar agradecidos com os últimos e irritados os primeiros, pois é certo que nas lisonjas há falta de sinceridade. Querendo agradar, ou por medo de perderem a amizade, as pessoas preferem camuflar o que realmente pensam. O salmista diz no Salmo 12:2 “Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração fingido”. A lisonja é feita para interesse próprio. O lisonjeiro sempre quer algo em troca. É uma barganha: “eu inflo o seu ego e você me retribui com o que quero”. Mas acredite, amado(a), isso também tem vida breve. Passado o interesse, as máscaras caem: o lisonjeiro passa a difamar, o lisonjeado fica só. Veja o que diz Provérbios 19:4-6 “As riquezas granjeiam muitos amigos, mas ao pobre o seu próprio amigo o deixa. Muitos procuram o favor do príncipe, e todo mundo é amigo daquele que dá presentes”.
Há inúmeros exemplos de lisonjas na Bíblia, mas o grande mestre é satanás. Desde o princípio ele usou deste expediente. E assim tem feito sempre. Quantas vezes ele tem usado pessoas para fazer com você se sinta forte, insuperável, irresistível. Essa é sua estratégia. Infla o ego para pouco depois derrubá-lo. Observe que acontece nas áreas de sua vida em que é mais facilmente tentado. Se você é inseguro(a), ele lhe coloca em posição de destaque para que se sinta o máximo. Se é tímido(a), usa alguém para seduzi-lo(a). Se se acha pouco atraente, ele coloca do seu lado alguém que o fará se sentir desejável. É claro que tudo isso pode acontecer sinceramente. Mas o que precisa ser feito é a constatação de que forma isso aparece em sua vida. Se é algo que afasta de Deus, se atrai para o mundo e para as suas concupiscência, cuidado! Tão rápido quanto apareceu, também desaparecerá. Diferentemente das coisas do Senhor.
Portanto, amado(a), não aceite elogios que tenha como objetivo engrandecê-lo(a). Lembre-se de que toda honra e toda glória pertence ao Senhor!
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...