sábado, 14 de fevereiro de 2009

“A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices.”(Salmos 19:7)





Amado(a), o salmista exalta a perfeição da Lei de Deus e reconhece que ela é quem nos dá condições de ter uma vida saudável e tranqüila. A lei, portanto, é nosso guia. Uma sociedade humana sem leis se torna caótica e seu objetivo é que o povo viva em ordem. Não é a lei, em si, que é boa ou ruim, mas o cumprimento ou descumprimento dela é que define se haverá ordem na comunidade.
O Antigo Testamento deixa bem claro que a lei de Moisés foi dada para guiar os filhos de Israel no caminho da justiça, para que o povo não se perdesse, seguindo cada um os seus princípios. O objetivo da lei, então, era direcionar o povo. "O Senhor nos ordenou cumpríssemos todos estes estatutos, para o nosso perpétuo bem" (Deuteronômio 6:24).
O Salmo 119 dedica-se a ensinar essa idéia. "Bem-aventurados os que guardam as suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniqüidade e andam nos seus caminhos" (Salmo 119:2-3).
Ainda hoje, somos regidos por leis. E a questão não é se elas são justas ou não, se são eficientes ou não. O fato é que sem elas o mundo seria um caos. As pessoas não conseguiriam viver em sociedade. Se não houvesse regras, neste mundo, seria um desastre ainda maior. Apesar de almejar um plano espiritual, e viver segundo a Lei de Deus, Jesus, enquanto esteve no mundo, cumpriu a lei dos homens. Lembrem-se de que Ele disse “A César o que é de César”. Ele se referia ao fato de que, independente de serem injustos os tributos, o homem está regido pela lei e a ela deve se submeter, como cidadão da terra. Mas, como pleiteante a cidadãos dos céus, devemos seguir a Lei do Senhor, que é justa e refrigera a alma.
A Lei de Deus existia antes mesmo que o homem fosse criado. Era apropriada às condições dos seres santos; e os próprios anjos eram regidos por ela.
Ao serem criados, Adão e Eva tinham conhecimento da Lei de Deus. Ela lhes estava gravada no coração, e entendiam os direitos que essa Lei tinha sobre eles. E mesmo depois da queda, os princípios de justiça permaneceram imutáveis. Jesus não veio revogar a Lei, mas veio cumpri-la.
Ainda hoje somos carentes de leis que nos direcionem. E nada é mais seguro ao cristão do que seguir a Lei de Deus. Paulo afirma em Romanos 2:13 “Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados”.
Amado(a), você percebe como é perigoso ser desobediente à Lei de Deus? Jesus deixou claro que desejava que todos a conhecessem, a ensinassem e a guardassem. Como você tem se comportado diante disso?
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...