domingo, 25 de janeiro de 2009

Palavra Viva: Palavra para Comunhão





“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra tais coisas não existe lei” (Gálatas 5:22-23).

Amor



Amado(a), o apóstolo Paulo depois de listar as obras da carne, para prevenir o povo a não entrar no caminho da perdição, lembra-nos nessa mesma carta que se somos guiados pelo Espírito, devemos apresentar o fruto do Espírito, pois se vivemos em Espírito, devemos também andar em Espírito. Essa lista contém a relação dos sentimentos que devem nortear nossas vidas: os três primeiros são substantivos que nos levam a desenvolver qualidades espirituais básicas em toda a nossa vida: amor, alegria, paz. A longanimidade, a benignidade e a bondade correspondem a virtudes que se manifestam nas nossas relações sociais, tanto entre os irmãos, quanto em nossos diversos contatos com aqueles que não pertencem à comunidade cristã. Os três últimos dizem respeito às nossas relações com Deus, com o próximo e conosco mesmo.
Iniciemos com aquele considerado por Paulo como o maior deles, ou seja, o amor “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor”. (1 Coríntios 13: 13)
Não há dúvida de que essa virtude deve ser considerada superior, pois personifica o próprio Deus, como mostra 1 João 4:8 “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor”. Por isso, acrescenta 1 João 4:9 “Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos”. O amor é o dom supremo e governa todos os demais, pois quem ama com o genuíno amor de Deus se abre para as demais virtudes.
Assim, Paulo reforça em Colossenses 3:14 “E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição”.
Mas o apóstolo nos adverte em I João 3:18: “Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade”.
E em 1 Pedro 4:8), somos exortados “Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados”.
Lembremos também que os principais mandamentos do Senhor, expressos em Mateus 22: 35 e 37 referem-se ao amor “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.
E você, amado(a), tem vivido esse fruto do Espírito, de forma que agrada o coração de Deus, ou tem contribuído para a banalização desse termo, nivelando-o com as obras da carne?



Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...