domingo, 25 de janeiro de 2009

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Provérbios 4:23)



Amado(a), a recomendação do sábio é para guardarmos o nosso coração, pois muitas de nossas escolhas, que, consequentemente, direcionam nossos caminhos brotam em nosso coração. O profeta Jeremias 17:5-10 ensina que “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.”
O salmista faz essa exortação no texto em epígrafe, porque sabe o quanto é enganoso o nosso coração e como inúmeras vezes cometemos desatinos sem nos apercebermos. Por conta da insensatez de nosso coração somos devedores, somos omissos e orgulhosos, e tendemos a julgar as pessoas conforme nossos critérios, nem sempre pautados na palavra de Deus, mas nos nossos desejos e aspirações. Nas nossas relações interpessoais, nos achamos no direito de magoar, maltratar e ofender, segundo o comando de nosso coração. Nossa tendência é a de relativizar nossos erros e de colocar a culpa no outro. Se nos sentimos ofendidos, não ponderamos que o outro tem sua parcela de razão e esperamos que o outro dê o primeiro passo, quando não o condenamos sem chance de defesa. Nosso coração dita as regras e muitas vezes ignoramos que outros corações existem e que não podem ser negligenciados.
Mas por incrível que pareça, não nos damos conta de que essa postura de indiferença, arrogância ou orgulho só faz aumentar a nossa dor e solidão.
Quanto o salmista fala em guardar o coração, certamente ele não está se referindo a nos trancar em autodefesa e nos protegemos com couraças, isolando-nos daqueles convivem conosco. Essa atitude, muitas vezes, abre espaço para as investidas de satanás, que planta outros sentimentos, porque nossa percepção se volta para discernir o mal no outro. Ou seja, vemos o outro com resistência, com desconfiança. Não é uma atitude amorosa, portanto, não agrada ao Senhor. O que Salomão ensina é cuidar de nosso coração, alimentando-o com coisas saudáveis, pois o coração nutre todo o corpo. Metaforicamente falando, isso significa nutrir o coração com a palavra de Deus. Se o contrário ocorre, se alimentamos nosso coração com coisas mundanas, filmes, livros e lugares que incitam à violência, à bebedices, à lascívia, é evidente que vamos nos acostumando com isso e passamos a achar o “seu sabor” agradável, assim como acontece com os alimentos que ingerimos, por tradição ou costume.
Portanto, amado(a), façamos o que adverte o sábio: cuidemos de nosso coração, impedindo que ele se contamine com as coisas que nos farão mal.

Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...