sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Palavra Viva: Palavra para Comunhão



“Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira..."
(Efésios 4:26)

Ira


Amado(a), a ira é um sentimento que nasce no interior de nossas mentes devido a um acontecimento especial ocorrido, e que, se não contido, pode levar a irracionalidade, e a cometer erros do qual nos arrependeremos posteriormente. Apesar de ser uma sementinha do ódio, por ter componentes irracionais, ela não deve ser confundida com esse sentimento. A ira é uma explosão forte de um sentimento mau, proveniente de uma contrariedade, de uma desilusão, de um acontecimento inesperado e ruim, de uma inconformidade ou de uma culpa. Assim, faz a pessoa perder a noção de seus atos, levando-a a agir irracionalmente. Se muito forte, pode converter-se em ódio, o que faz a pessoa querer, pelo uso da razão, se vingar e compensar o que sente, sentindo prazer ao obter êxito. A diferença está no tempo de duração desses sentimentos: a ira é passageira, enquanto o ódio pode durar até uma vida inteira. No entanto, em um ataque de ira, podem-se cometer erros até mais graves que as vinganças movidas pelo ódio, porque ela tem o poder de estimular os ímpetos maléficos de uma pessoa. A ira, portanto, é um sentimento usado pelo inimigo para fazer germinar a semente do mal. Por isso o apóstolo Paulo nos exorta a não deixar que a ira se prolongue, que não passe de um lapso de tempo.
Mas mesmo que o verbo irar, no texto em epígrafe, esteja no imperativo, pressupondo uma ordem, é preciso observar que Paulo não estimula a ira entre os homens. Sabendo que a ira está incluída na lista de Gálatas 5:19, e que, portanto, é um pecado, devemos entender que não é contra o homem o motivo de nossa ira, pois nossa luta não é contra sangue nem carne, como é afirmado em Efésios 6:12.
Nossa ira deve ser contra o pecado, e contra toda forma de injustiça ou de atitudes que nos afastem da verdade, não contra o pecador.
Da mesma forma que não podemos irar contra o nosso irmão, se nos calarmos diante da injustiça e deixarmos de pregar a verdade também cometeremos pecado. A Bíblia ensina que não basta amar o que é justo e correto, todavia, devemos abominar o que é mau.

Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...