quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Palavra Viva: Palavra para Comunhão




“Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer”(1 Coríntios 1:10)

Porfias, emulações, pelejas, dissensões


Amado(a), seguindo a lista dada por Paulo em Gálatas 5:19-21, observemos o termo em destaque: “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.”
Vejamos o significado desses termos em destaque: porfia é o mesmo que discutir acaloradamente; contender, debater, altercar, teimar, insistir, obstinar-se. Em termos bíblicos, equivale a ignorar a maneira de pensar do próximo, desconsiderando sua opinião. A emulação, do latim aemulatione, é um sentimento que nos incita a querer igualar ou a superar outrem; é o mesmo que competição; rivalidade; concorrência. Na acepção bíblica, equivale à disputa por poder, vaidade, ou outra motivação que tenha como alvo a concorrência e na qual se evidencie a rivalidade.
A peleja no sentido em destaque significa discutir, estar em desacordo e as dissensões são desavenças, dissidências. Essas expressões guardam entre si semelhanças. O apóstolo as relaciona evidenciando que o cristão deve se abster desses sentimentos, pois causam a divisão tanto na igreja, quanto na sociedade e no lar. Muitos são os exemplos bíblicos que mostram os rumos indesejáveis daqueles que se deixaram conduzir por esses sentimentos. Tanto a competição, quanto a dissensão na igreja provocam a queda, a divisão e contraria o desejo de unidade e comunhão, expresso pelo Senhor Jesus.

Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...