quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Palavra Viva: Palavra para Comunhão



“Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas. Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo”. (I João 2: 9-10)

Inimizades

Amado(a), seguindo a lista dada por Paulo em Gálatas 5:19-21, observemos o termo em destaque: “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.”
Inimizade significa: aversão, antipatia, desafeição, sentimento de não gostar de alguém, não amar! É ser contrário ao próprio irmão! Quando nos relacionamos
com alguém, podemos ter três atitudes: a neutra, indiferença, a positiva, o amor e amizade e a negativa, o ódio e inimizade. A segunda busca o bem estar e gera honra, a terceira busca prejudicar e gera desonra e a primeira, sob a aparência de neutralidade mostra-se igualmente incompatível com os princípios cristãos e com os mandamentos do Senhor.
A inimizade é exatamente o oposto do amor, pois, ao invés de buscar o bem-estar e benefício do próximo, busca prejudicá-lo, desejando a sua destruição.
Percebemos claramente o quanto é grave este pecado, pois quando afirmamos que não gostamos de um irmão, quando temos inimizade por um irmão dentro da igreja, somos seu oponente e inimigo dele.
Todavia, como ensina Paulo em Efésios 6: 12, nosso único inimigo é o diabo, por isso não temos que lutar contra a carne e o sangue. Assim, se somos inimigos do diabo e de todos os seus anjos, devemos odiar o pecado em todas as suas formas, amando o viciado e odiando o vício, amando a prostituta e odiando a prostituição, amando o idólatra e odiando a idolatria. Ou seja, somos inimigos do pecado, jamais do pecador. Foi isso que Jesus mostrou em Sua passagem pela terra, quando se fez homem. A nossa inimizade é com o mundo, com tudo o que o mundo oferece, todos os seus prazeres e paixões da carne, pois, conforme diz Tiago 4:4b “qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”. A inimizade quebra a unidade da igreja e não devem fazer parte da vida cristã, porque é o oposto do amor e uma prova clara da ausência de Deus. Trata-se de uma obra da carne que suscita uma série de hostilidades sendo, portanto, inaceitável em um coração onde o Senhor habita, não fazendo parte do caráter de Cristo. Amado(a), jamais se esqueça de que as inimizades são contrárias ao amor; e Deus é amor.

Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...