domingo, 18 de janeiro de 2009

Palavra Viva: Palavra para Comunhão




“Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios” (Marcos 7:21)

Adultério, prostituição, impureza, lascívia

Amado(a), Jesus nos lembra que as obras da carne nos afastam de Deus e nos mantém longe de Seu reino. O apóstolo Paulo lista tudo aquilo que nos mantém afastados de Deus. Essas obras iniciam no interior de nosso coração e se materializam quando não conhecemos, ou quando não damos ouvidos á palavra do Senhor. Eis a lista dada em Gálatas 5:19-21: “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.”
Para entendermos o que cada coisa significa, busquemos a definição dos termos em destaque:
Adultério é o ato intencional de manter relações sexuais com outra pessoa que não o cônjuge. Jesus expandiu o significado do adultério, incluindo-lhe a lascívia: "Qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela" (Mateus. 5:28). A lascívia é o comportamento indisciplinado e desregrado; caracteriza-se por ser um intencional desprezo pelas restrições sexuais. (Marcos 7:22 ; 2Co 12:21). Em grego significa "conduta ultrajante", demonstrando o comportamento lascivo ou licencioso que vai além do pecado e envolve o desprezo pelo que é certo. São os pensamentos ou atos totalmente imorais.
A fornicação também se refere ao relacionamento sexual fora do casamento. A diferença entre fornicação e adultério é que o segundo envolve pessoas casadas enquanto a fornicação envolve pelo menos uma pessoa não casada. No entanto, o Novo Testamento usa de forma genérica o termo formicação para se referir a qualquer tipo de ausência de castidade. (Romanos 13:13 ; 1Coríntios 5:11 ; Gálatas 5:19 ; Efésios 5:3 ; Colossenses 3:5).
A prostituição é o ato ou prática de relações sexuais promíscuas, e não diz respeito apenas às pessoas que assim agem em troca de dinheiro. Também se prostitui quem vive em promiscuidade, cedendo aos apelos da carne e praticando sexo com vários parceiros, ou entregando o corpo a atos sexuais sem a bênção de Deus. “Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição; (1 Tessalonicenses 4:3). O abrasamento, que na língua portuguesa significa queimar, destruir, esquentar muito; inflamar, excitar, é na acepção bíblica o pecado sexual, a incapacidade de controlar o desejo sexual. É o pensamento vicioso e obsessivo por sexo. Quando uma pessoa está abrasada, está com o pensamento obsessivo, voltado para o ato sexual, e quando esse tipo de pensamento sai dos critérios das restrições sexuais bíblicas torna-se impuro e se transforma em lascívia. E quando a lascívia deixa de estar apenas em pensamento e passa a ser praticada gera os pecados de adultério, prostituição, fornicação e muitos outros.
Amado(a), ainda que um ou mais desses pecados tenham lhe afastado de Deus, ainda há tempo de se arrepender e deixar esses atos de lado, buscando os caminhos do Senhor, antes que venha o juízo e tenha que ouvir de Jesus: “E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu”. (Apocalipse 2:21).
Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...