sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Palavra Viva: Palavra para Comunhão

“Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês vêem que o dia está chegando.” (Hebreus 10:25);

Fidelidade

Amado(a), a palavra fidelidade vem do latim fidelitas e diz respeito a qualidade de quem ou do que é fiel (do latim fidelis), para significar quem ou o que conserva, mantém ou preserva suas características originais, ou quem ou o que mantém-se fiel à referência. Segundo o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa fidelidade é “Qualidade de fiel, lealdade; constância, firmeza, nas afeições, nos sentimentos; perseverança; observância rigorosa da verdade; exatidão;
Como um fruto do Espírito, significa a fidelidade a Deus e à sua vontade. Contudo, isto não exclui, antes inclui, a lealdade para com os homens. Lucas 16:10 “Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito”. Fidelidade implica confiança e vice-versa, e essa relação de implicação mútua determina o seguimento das relações entre as pessoas e entre elas e as instituições. Fidelidade é compromisso e compromisso leva a conservação da unidade. Conservar quer dizer manter; preservar, por seu turno, quer dizer prevenir para que não haja alteração
Em qualquer que seja o contexto, a fidelidade é a preservação de um estado ou compromisso e a manutenção de um acordo ou de uma ordem, em qualquer área. A fidelidade no matrimônio é o resultado de um compromisso recíproco entre duas pessoas que aceitam viver uma relação conjugal, e isso não se aplica apenas ao plano sexual. Mas estende-se também as formas de agir, aos compromissos assumidos na relação.
Fidelidade também na vida devocional diária, conforme expressa o salmista nos Salmos 119:97 “Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!”.
Quantos cristãos são infiéis em seus compromissos com a palavra, com as atividades e serviços da igreja, com o testemunho da fé em Cristo? “Eu não tenho o direito de ficar orgulhoso por anunciar o evangelho. Afinal de contas, fazer isso é minha obrigação. Ai de mim se não anunciar o evangelho!” (I Coríntios 9:16).
Assumir o evangelho, assim como assumir um casamento é não negligenciar os compromissos assumidos, é não deixar de agir como cônjuge ou como membro, apenas se restringido a uma relação casual, sem compromisso ou envolvimento, de forma que deixar de ir à igreja, ou mudar de igreja e de companheiro conforme o humor é sinal de infidelidade.
Como cristãos que crescem no fruto do Espírito devemos cumprir aquilo ao qual nos comprometemos, em qualquer situação ou circunstância. Se assumirmos um papel na igreja devemos ser fieis. Se somos membros do corpo de Cristo, e diante dos homens, membros de uma Igreja constituída, devemos ser fieis aos nossos líderes, dando-lhes honra e respeito, assim como aos nossos cônjuges.
Isso implica fidelidade no princípio da autoridade e submissão bíblicas “Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.” (Hebreus 13:17). Como cristãos, devemos fidelidade nas contribuições, para que a casa de Deus seja mantida e o evangelho seja pregado a toda criatura. “Lembrem disto: quem planta pouco colhe pouco; quem planta muito colhe muito. Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.” (II Coríntios 9: 6-7).
Deus é fiel e Ele não pode negar-se a si mesmo. O salmo 119.30 diz: “a tua fidelidade estende-se de geração a geração: tu firmaste a terra, e firme permanece”. A Bíblia nos garante que ele vela por suas promessas, para fazê-las cumprir (Jeremias 1.11); a palavra que sai de sua boca jamais volta vazia; sempre cumpre o seu propósito (Is 59.11). O que ele promete, ele cumpre. E nós, somos fiéis? Temos vivido uma vida de fidelidade ao Senhor, conforme recomenda a Sua palavra? “Agora, pois, temei ao SENHOR e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao SENHOR.” (Josué 24:14); “Lembra-te, SENHOR, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração, e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo.” (II Reis 20.3), como nos recomenda as Escrituras Sagradas e os exemplos dos homens bíblicos, não se esquecendo de que aquele que for fiel até o fim terá a coroa da vida. (Apocalipse 2:10)

Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...