quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Palavra Viva: Palavra para Comunhão





“E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.”(Apocalipse 21:2)

A bênção de um compromisso absoluto

Amado(a), o casamento é tão importante para Deus que Ele usa essa relação para designar o compromisso da Igreja com o reino do Céu. Repare que, em vários momentos, a Bíblia se refere ao casamento, dando-lhe destaque. Não foi por acaso que o primeiro milagre de Jesus foi realizado durante uma festa de casamento, para a qual Jesus foi convidado. Há dois relacionamentos em vida nos quais Deus espera compromisso absoluto: o relacionamento do cristão com Cristo e o relacionamento conjugal. O primeiro é sempre associado ao segundo, de acordo com as Escrituras. Você pode mudar de emprego, de cidade, de bairro ou até mesmo de igreja. Todavia, o seu compromisso com Cristo e com quem trocou alianças são para a vida toda. O abandono de qualquer dos dois traz o desprezo de Deus. Não é por acaso que a aliança, o símbolo do casamento e também das promessas de Deus, tem formato de círculo, isso quer dizer que é infinito, ou, o que Deus une, o homem não separa. Ou, o que Deus garante, não há homem que desfaça. A aliança é um símbolo de permanência de algo que não tem fim.
Assim, quando uma pessoa se torna cristã, ela promete sua lealdade a Cristo como seu Senhor. Mesmo que venham tentações ou problemas na igreja, ela promete ser fiel até a morte. Semelhantemente, quando alguém troca alianças com seu par, promete seu amor e fidelidade enquanto os dois viverem. Mesmo que problemas surjam, doenças, dificuldades financeiras, pressão dos membros da família, ou mal-entendidos, a promessa firmada deve ser mantida.
Quem não consegue manter um compromisso, com Deus, ou com o cônjuge, é instável e está sempre inseguro, não consegue se firmar, ou concluir o que inicia. Não se realiza e está sempre em busca de algo que jamais consegue atingir. Isso é explicado na Bíblia, pois a vontade de Deus em relação à permanência do casamento é claramente revelada. No casamento, um homem deixa seu pai e sua mãe e se une à sua esposa (Gênesis 2:24). São ligados (Romanos 7:2-3). São ajuntados por Deus e não devem ser separados (Mateus 19:6). Eles se tornam uma só carne (Mateus 19:6). Não conseguimos imaginar termos mais fortes para descrever a permanência do relacionamento. Não é de admirar que Malaquias disse que Deus odeia o divórcio (Malaquias 2:16).
Amado(a), mesmo que o mundo apresente o contrário, uma aliança não é um adorno, uma jóia que usa por um tempo e se coloca na gaveta quando parece não mais ornar. Uma aliança não vale o preço de mercado, mas tem o valor de honra e isso não tem preço. Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...