
“Instrui o menino [no caminho] em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”.(Provérbios 22)
Amado(a), não há melhor escola do que o exemplo. Ensinar no caminho e não o caminho, é o que nos aconselha o sábio Salomão. De nada adianta você dizer a seu filho o que deve e como fazer, se ele não vê em você o exemplo a ser seguido. Você quer que seu filho(a) tenha uma vida cristã correta, que desenvolva relacionamentos saudáveis, que tenha uma concepção de família, segundo os princípios de Deus? Então deve mostrar pelas suas atitudes e não por sermões, como deve ser. Como espera que seu filho tenha uma idéia de amor sincero, de relação segundo os moldes de Deus, se você não se firma nas suas relações? Como pretende que seu filho construa as bases de uma família, se você não tem essa base para mostrar?
Como ensinar o caminho sem se estar nele? Não há resultado em ensinar o caminho de Jesus, do temor do Senhor, da obediência à Palavra, se não andamos nesse caminho. Reflita como tem sido sua vida com seus filhos, e verifique se também sua vida não tem sido a repetição do que aprendeu com seus pais. Esse círculo só pode ser quebrado se você mudar sua forma de agir. Se antes você agia de forma inconstante, sem se preocupar em dar exemplos aos seus, agora como nova criatura, sabe que deve mudar sua postura.
Amado(a), se você também precisa da correção do Pai, não seja rebelde e a aceite a orientação que vem de Deus, pois como nos ensina Paulo em Hebreus 12:6 : “...o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho”.
Ande no caminho e mostre esse caminho aos seus filhos, lembrando sempre o que nos fala 2 Timóteo 3:16, sobre o nosso manual de regra e conduta que deve nos guiar e nos auxiliar na orientação de nossos filhos: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça”.
Deus lhe abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos o seu comentário!