terça-feira, 16 de dezembro de 2008

“Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão”. (Provérbios 17:17)




Amizade cristã

Amado(a), a Bíblia Sagrada faz alusões à amizade e demonstra em várias passagens a sua importância. Jesus se mostrou amigo e colocou em relevo esse sentimento em diversos momentos. Salomão lembrou-nos do quanto é valioso aos homens cultivar verdadeiras amizades, mas muitos não se apercebem desse tesouro incalculável. Há pessoas que agem como se dependessem apenas delas e não se dão conta de que chegará um momento em que precisarão do irmão. São pessoas que plantam a solidão. Não sabem valorizar aqueles que estão ao seu lado nos momentos difíceis. No entanto, vivem se cercando de amizades temporárias que são substituídas com a mesma rapidez com que aparecem. Não criam lastros, não se firmam nas relações. E isso, em geral, pode ser percebido em todas as suas formas de se relacionar. São pessoas que agem de acordo com o momento: ora são todas solícitas, desdobram-se para agradar e serem úteis, mas esse papel logo é substituído por outro: o da negligência, do abandono, da insatisfação e do descaso. Em geral, essas pessoas nunca têm um círculo de amizades fixas, seu quadro de relações é tão inconstante quanto elas. São ressentidas e se irritam ao menor sinal de que não estão sendo aceitas. Assim, preferem trocar os amigos, em vez de entender que as relações são feitas de diferenças. O resultado disso é a crescente inquietação e a sensação de que as pessoas são passageiras. Mas, no momento da dor e da angústia, a solidão se apresenta, pois os ombros apoiadores já não estão presentes. É como se fossem estrangeiras em terra natal. A cada ciclo, um grupo de pessoas.
Essa, amado(a), não pode ser a conduta de um(a) cristã(o). Não foi isso o que Jesus nos ensinou. Ele cultivou amigos, até mesmo aqueles que eram rudes. O cristão não pode trocar de amizades como troca de roupa e, a cada fase de sua vida, desfilar com um grupo de pessoas, desprezando outras. Quem faz um amigo deve guardá-lo infinitamente. Mesmo que outros surjam, ninguém substitui ninguém. Todos devem ter um espaço no coração daqueles que decidiram agir como Jesus agiu.
Mas amigo de verdade não é aquele da hora, do momento de alegrias, das festas e tempos bons, amigos verdadeiros ficam nos bastidores, não deixam de ser porque não estão em evidência. O verdadeiro amigo reconhece as fraquezas do outro e nem por isso o abandona.
Amado(a), como você tem se comportado com relação aos seu círculo de amizades? Seus amigos do início do ano estarão com você celebrando mais um ano do Senhor, ou você já nem se lembra mais quem eram seus amigos do mês passado? Não se esqueça de que na vida tudo é colheita e você será sempre livre para escolher. Se quer um irmão, plante um amigo. Mas se quer solidão, vire as costas para aqueles que já não compartilham de suas expectativas. Afinal, você não está nesse mundo para ouvir broncas! Mas se quer compartilhar um pouco da sabedoria de Salomão, atente para o que ele diz em Provérbios 28:23: “O que repreende o homem gozará depois mais amizade do que aquele que lisonjeia com a língua”. O tempo e as suas experiências lhe dirão o que fazer. E quem verdadeiramente é seu amigo.


Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...