sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Palavra Viva: Palavra para Comunhão



“O orgulhoso de coração levanta contendas, mas o que confia no SENHOR prosperará.”(Provérbios 28: 25).


A Bíblia está repleta de menções ao orgulhoso. Tiago enfatiza em 4:6 que “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. E Salomão ensina com sua sabedoria que “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda”. (Provérbios 16.18). E, se temos as Escrituras como fonte de regra e conduta, temos que aprender com essas palavras e saber que o orgulho pode nos causar muitos problemas. O orgulhoso não pede, nem ouve conselhos, pois acha que sabe o que faz e se nega a admitir que pode errar ou precisar dos outros. Para ele, suas idéias são melhores do que as dos outros. E, de igual modo, o orgulhoso não se rende a Deus, pois tem uma visível dificuldade de depender Dele. Porque se considera auto-suficiente sua vida de oração é praticamente nula. O orgulhoso não aceita ser desafiado, e por conta disso tende a se tornar isolado, pois tem medo do fracasso. E, como não sabe admitir que pode errar, não estabelece laços verdadeiros. Em geral seus relacionamentos são curtos e duram apenas o tempo em que busca agradar as pessoas a sua volta. Quando mostra sua face legítima, ou é abandonado ou busca uma desculpa para sair do relacionamento, quase sempre atribuindo ao outro a culpa pelo fracasso; Assim, também não pede perdão pelos seus erros, pois dificilmente reconhece que falhou. Mas o orgulhoso não gosta e não sabe perder. E, quando isso ocorre, torna-se agressivo e hostil com as pessoas a sua volta. O orgulhoso não pede ajuda para os outros, porque isso pode significar ter que reconhecer sua incapacidade. E não raras vezes ele se indispõe e maltrata as pessoas que estão prontas a lhe ajudar e a fazer algo por ele, pois isso coloca em evidência o que ele pensa ser sua incapacidade.
Observe que o orgulhoso vive uma vida voltada para as outras pessoas, na tentativa de agradar a elas em vez de agradar a Deus. Ele gosta de ser reconhecido e isso alimenta o seu orgulho, que é seu companheiro inseparável. Ele prefere ficar sozinho, passar dificuldades, ficar isolado da família e de pessoas que o estimam verdadeiramente pelos seus valores mais singelos do que admitir que precisa dos outros ou que deve pedir perdão.
Amado(a), faça um exame de seu comportamento e verifique se você não tem tido algum desses comportamentos. A palavra de Deus está aí para nos instruir e nos orientar, por isso abra sempre esse manancial de sabedoria e consulte o que ela diz sobre essa forma de agir. O orgulho é uma grande pedra de tropeço, que nos desvia das bênçãos porque nos conduz a vários tipos de práticas pecaminosas e uma delas é não admitir que Deus é o Senhor.


Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...