domingo, 26 de outubro de 2008

Palavra Viva: Palavra para Comunhão




“Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou”
(Romanos 8:37).


Como o cristão deve se comportar para ser um vencedor?


O primeiro passo é agir como filho de Deus: um herdeiro de Cristo. Desse modo, não podemos dar lugar à derrota, pois Ele já venceu por nós. Isso seria muito simples se não esbarrássemos nas nossas próprias limitações.
Todavia, nossas atitudes e escolhas determinam nossas lutas, fracassos ou vitórias. Repare entre os irmãos, ou até entre os ímpios que existe uma importante diferença entre pessoas fracassam e pessoas vitoriosas.
Uma pessoa vitoriosa avalia as experiências negativas, para tirar delas uma lição, mas não se comporta como vítima do passado e das pessoas.
O fracassado usa o aspecto negativo para ficar por baixo, sempre colocando a culpa nos outros. Repete os mesmos erros, e coloca seus limites nesses erros. Assim, acha que fracassará sempre e não persevera nas atitudes saudáveis. Em geral desiste no meio do caminho. Como isso acontece? Em diversas áreas da vida. No trabalho não avança porque se faz de vítima das injustiças, não quer começar por baixo, não aceita ordens ou hierarquias sem se incomodar. Na vida afetiva não constrói o relacionamento, apenas sonha com uma relação idealizada sem considerar que as pessoas são imperfeitas e que podem nos decepcionar, assim como nós as decepcionamos. Mas desiste de fortalecer a relação, buscando sempre novas expectativas, sem dar chance de aprender com os erros. Não perdoa, nem se esforça. Não assume o ônus do compromisso. Por isso a sua fila sempre anda, sem parar em lugar algum. Desencanta-se com a mesma facilidade com a qual se encanta.
Por outro lado, o vitorioso sabe dar a volta por cima, porque assume responsabilidades e aprende com os erros. O vitorioso conhece suas limitações e não culpa os outros por seus fracassos, sabendo que o fracasso faz parte do progresso. Por isso mantém uma atitude positiva e perseverante diante das dificuldades, desafiando suas limitações e imposições do passado. Assim, aceita assumir riscos, sabe reconhecer os erros e, sobretudo, pedir perdão e perdoar.
Amado(a), pense em algum insucesso que você tenha sofrido recentemente, na vida profissional ou pessoal. Como você reagiu? Saiba que não importa quão difíceis sejam seus problemas. A chave para superá-los não está na tentativa de mudar sua situação, mas em você mesmo. Comece mudando sua forma de agir com as pessoas e de lidar com o fracasso. Não é se isolando, ou agredindo os outros que mudará seu destino. Se tudo que já fez até hoje não resolveu. Faça diferente. Abra seu coração e seus braços para o Senhor. Ele tem a chave da vitória.




Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...