domingo, 28 de setembro de 2008

Palavra Viva: Palavra para Comunhão

“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo”. (I Pedro 5:8-9).

Conhecendo nosso adversário

Muitas são as pessoas que negam a existência do demônio, ou que não o reconhecem como seu adversário. E, enquanto isso, ele vai espalhando o seu veneno e provocando terríveis danos de natureza espiritual e até, indiretamente, de natureza física, tanto nos indivíduos como na sociedade. Como um estrategista que se arma para a guerra, ele conhece a natureza humana, e se nós não conhecemos sua natureza, lutamos em desvantagem. Sendo que nossa principal ignorância é não conhecer, pela palavra de Deus que ele é uma criatura sujeita a nós e que já está derrotado pelo sangue de Jesus. É preciso conhecer quem é esse adversário que se apresenta ao mundo como poderoso para sabermos que ele nada pode, pois, como nos ensina 1 João 4:4 “Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo”.
Assim, é necessário saber que satanás, antes um querubim, o ser angelical mais elevado, é um ser pessoal, real e concreto, de natureza espiritual e invisível, que, foi afastado para sempre de Deus pelo seu pecado. É o grande adversário do homem e só encontra páreo no próprio homem. Portanto, o diabo é um ser, tem existência relatada em sete livros do Velho Testamento e reconhecida pelos nove escritores do Novo Testamento. Jesus fez referência a sua existência em vários momentos: “O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos”. (Mateus 13:39); “E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu”. (Lucas 10:18); “E, se também Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que eu expulso os demônios por Belzebu”. (Lucas 11:18).
Satanás é uma pessoa, tem, portanto, personalidade, intelecto, emoções e arbítrio. Ele se rebela, cita as escrituras, fica irado, faz escolhas. Como um ser criado por Deus tem que responder perante seu criador e é cheio de limitações. Por ser criatura, não é nem onipotente, nem onipresente nem onisciente, como gosta de se mostrar aos homens. O mais importante é saber que, diferente dele, somos criaturas abençoadas por Deus e, portanto, o diabo que não goza dessa condição, pode ser resistido pelos salvos, como confirma Tiago 4:7: “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. A Bíblia nos mostra com clareza suas características, definindo os traços da sua personalidade: É assassino e mentiroso, conforme apresenta João 8:44; É um pecador inveterado (1 João 3:8); É um acusador (Apocalipse 12:10). É um adversário (1 Pedro 5:8).
Amado(a), não se esqueça que, conhecendo a natureza e as estratégias do inimigo fica mais fácil resistir a ele e vencer essa luta que não é contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. (Efésios 6:11-12).


Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...