quarta-feira, 24 de setembro de 2008

“Mulher Virtuosa quem a achará?” (Provérbios 31:10)



Mulher virtuosa
Quem é a mulher virtuosa nos dias de hoje? A Bíblia cita as suas características, mas precisamos contextualizá-la aos nossos dias, para que não fique parecendo que essa descrição é coisa do passado.
Essa mulher descrita por Salomão continua sendo a mulher agradável aos olhos de Deus e digna de ser louvada por aquele que tem a ventura de desposá-la, pois ela é:
Apoiadora- seu marido sabe que pode contar com ela em qualquer circunstância e que será respeitado e honrado;
Auxiliadora- ela cerca o marido com apoio, exortação e conforto, auxiliando-o a enfrentar os desafios, confortando-o nos momentos difíceis. Está sempre de seu lado, mesmo nos tempos ruins, quando o salário está curto, quando os problemas se acumulam, dando-lhe suporte moral e ajudando-o com seu trabalho;
Administradora- não apenas cuida da casa, mas segue a orientação do Espírito Santo, e investe sabiamente aquilo que foi economizado. Tudo em suas mãos prospera, não teme o trabalho e é dedicada ao que faz;
Intercessora- nunca deixa de orar pelo marido e pela família e lhe dá a certeza de que a mão do Senhor está operando na vida deles, e mesmo na maior adversidade, não se afasta da casa de Deus;
A mulher que perdoa- é capaz de perdoar as ingratidões e negligências, mantendo-se firme na convicção de ganhar sua família para Jesus;
Mulher de fé- acredita que o seu marido vencerá as batalhas e o encoraja com palavras, apoiadas na intercessão diária, a Bíblia é o seu principal livro e não apenas seu livro de cabeceira, mas de bolso e de sempre;
É uma mulher sábia, da qual seu marido não tem do que se envergonhar, pois é responsável e cheia do Espírito Santo de Deus. Trabalha de bom grado, tem prazer no que faz. É uma mulher que luta, e é cheia de esperança, por isso é admirada fora de seu lar. Na casa de Deus é ativa e constante. Sempre com o olhar em Cristo, não se furta a ajudar aos necessitados. É uma mulher que não olha para as circunstâncias que a cercam. Veste-se e se comporta com dignidade, e quanto ao dia de amanhã não tem preocupações, porque confia no Senhor e cumpre seus compromissos de cristã, devolve dízimos e primícias, e oferta na casa de Deus. Não se porta com indecência e acolhe aos que a maldizem. Não age com futilidade, não tem vaidade extrema, mas se cuida como quem toma conta com desvelo do templo do Espírito que nela habita. Não freqüenta a roda dos escarnecedores, mas trata a todos com simpatia e cordialidade. Seus empregados a admiram, seus vizinhos a respeitam. Seu referencial de casamento é bíblico e seu conselheiro é Jesus. Não lê e nem fala vulgaridades, mas medita dia e noite na Lei do Senhor.

Maridos, se vocês tiveram a fortuna de encontrar essa mulher, façam como ensina a Bíblia, honrem-a e conservem-a do seu lado, pois serão fortes e vitoriosos.
Mulheres, se vocês têm essas características, louvem a Deus por isso e mantenham-se firmes e convictas de que agradam ao Senhor, mesmo que seus esposos não as reconheçam, ainda, como tal. Confiem, que assim sendo, serão louvadas. Todavia, se não têm, peçam ao Senhor que as capacitem para serem chamadas de mulher virtuosa, conforme Provérbios 31.

Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...