domingo, 24 de agosto de 2008

Palavra Viva: Palavra para Comunhão

Libertando-se do passado


“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, 14 Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. (Filipenses 3:13-14).”

O passado como foco de nosso olhar é um inimigo implacável. É um fardo a que nos condenamos a carregar até que nossos olhares se voltem para o presente. Mas quem se recusa a aprender com passado está condenado a repetir o mesmo erro, passar pelas mesmas situações e anda em círculo sem chegar a lugar nenhum. Muitos usam o passado como justificativa e não liberam o perdão necessário para se desvencilhar desse fardo que acorrenta.
Como tem sido sua vida? Você tem repetido os mesmos comportamentos? As circunstâncias mudam e as pessoas também, mas algumas pessoas insistem em lutar as mesmas guerras,
Lembre-se amado(a) você é resultado das suas escolhas. Pode escolher entre ser livre hoje e ser escravo do que já se foi. Se seus pais erraram, não é necessário que carregue nas costas o peso do erro deles. Vejamos o exemplo de alguns valorosos homens dos quais nos fala a Bíblia: José, apesar da oportunidade de vingança, escolheu perdoar e Deus lhe deu a possibilidade de abençoar sua casa. Mateus, Maria Madalena, Saulo/Paulo, foram outros exemplos de pessoas que deixaram para trás seu passado e escolheram a liberdade de viver uma vida de bênçãos.
Mas para se libertar do passado é necessário, seguir três importantes passos: o primeiro é o arrependimento: “Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade”. (2 Timóteo 2:25).
O segundo é confessar os pecados: 1 João 1:8 “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós”.
E o terceiro é perdoar: “Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniqüidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade”. (Miquéias 7: 18-19)
“e diante dele asseguraremos nossos corações; Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas”. (1 João 19b-20)
Deus reserva o melhor para final. Lembre-se daquela canção: “o melhor de Deus ainda está por vir”. (João 2: 10) “E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho”.
O passado nos paralisa como uma estátua e nos torna amargos. Atente para o fato de que ao se voltar para trás, como sinal de que ainda se apegava ao seu passado, a mulher de Ló transformou-se em uma estátua de sal, e não de açúcar. Quem se apega ao passado não consegue se sentir feliz e se torna crítico, amargo, inconstante e espalha infelicidade por onde passa.
Às vezes é necessário falar das coisas ruins que nos aconteceram para nos libertar delas, mas isso deve ser feito com alguém que, além de nos ouvir sem julgamento, nos orienta a seguir deixando para trás as coisas que passaram, para que possamos seguir em frente.
Quem se liberta do passado renova a mente.
Amado(a) agradeça o que o passado trouxe a você, pelas coisas ruins que te serviram como lição, mas não se prenda a ele. Siga em frente que o melhor de Deus ainda está por vir...




Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...