quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Palavra Viva: Palavra para Comunhão


A família deve cuidar uns dos outros


“Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Pois, se alguém pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Mas prove cada um a sua própria obra, e então terá motivo de glória somente em si mesmo, e não em outrem; porque cada qual levará o seu próprio fardo." (Gálatas 6:2-5)

A Palavra de Deus nos ensina que devemos aprender a “levar a carga uns dos outros”. O Texto de Paulo tem duas palavras importantes para entendermos os relacionamentos e seus limites na família. A primeira palavra é carga (peso excessivo) e a segunda é fardo (peso do trabalho diário). Isto nos dá os seguintes ensinamentos:
a) Paulo está dizendo que tem determinadas situações em que precisamos de ajuda, pois o peso é “excessivo”. Nesse caso cabe a cada membro da família ajudar uns aos outros a fim de que nesses momentos de dificuldades exista alguém para auxiliá-los. Assim, podemos descrever a família como um lugar de socorro. Lugar onde podemos ter apoio para enfrentarmos os momentos de grandes dificuldades.
b) A outra palavra é Fardo, isto é, peso do trabalho diário. Temos que tomar cuidado para que cada membro da família saiba lidar com sua própria vida. Reconhecer quais são os seus trabalhos diários e assim levá-los. Estamos falando do cotidiano, das lutas e dificuldades diárias presentes na vida do ser humano. Neste caso cada membro da família deve entender que precisa assumir sua parte e cumprir com ela. Infelizmente há muitas pessoas que acham que em todas as situações que acontecem com ele deve ter a ajuda da família. Dessa forma não cresce, não toma uma identidade, fica sempre dependente, sem amadurecer.


Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...