terça-feira, 19 de agosto de 2008

“Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com Ele”. (2 Crônicas 16:9)



Não estamos tratando aqui de perfeição absoluta, mas de um coração que tem limites, porque o Senhor Deus procura homens íntegros que não se deixam corromper por valores errados, por alvos que não glorificam o seu nome. Ele procura por pessoas que entregam a Ele o seu coração e não à corrupção do mundo ou a pessoas que não têm Jesus em seu coração.
Observemos o que nos diz Pedro em 2 Pe 2:14 “Tendo os olhos cheios de adultério, e não cessando de pecar, engodando as almas inconstantes, tendo o coração exercitado na avareza, filhos de maldição”.
O apostolo se refere a pessoas que “exercitam seu coração” na ganância. Isso significa que podemos exercitar nosso coração para o bem ou para o mal. É o que nos exorta o profeta Isaías 1:17 “Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas”, pois como reforça Tiago 4:17 “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.” Se fizermos o bem temos a promessa em Gálatas 6:9: “E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido”.
Se o termo coração é a representação do homem interior e completo, ele deve ser marcado pelos frutos do Espírito, listados em Gálatas 5:22: “amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”. Nosso coração deve ser humilde, como ensina Paulo ao Colossenses 3:12 ” Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade”. Deve ser fortificado pela graça para que não se desvie, como exorta o apóstolo aos Hebreus 13:9 “Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram. Não deve ser um coração incrédulo: “Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. (Hebreus 3:12).
Sejamos, pois pessoas amorosas, com corações transformados pelo poder de Deus, retendo nele o fruto do Espírito.

Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...