quinta-feira, 28 de agosto de 2008

“Porque assim diz o SENHOR: Eis que voará como a águia, e estenderá as suas asas sobre Moabe”. (Jeremias 48:40).

Cristão águia



Muitos conhecem a natureza da águia: um pássaro com a maior longevidade de sua espécie, cerca de 70 anos. Mas é conhecido também que, para chegar a essa idade, ela inicia, aos 40 anos, o processo de renovação. É um processo difícil e doloroso, mas ela tem que tomar essa decisão ou enfrentar a decadência e a morte. Na nossa vida espiritual também, em um momento dela, temos que entrar em um processo de renovação. A exemplo desse pássaro, que também é conhecido por ter uma visão ampla, devemos nos desprender de lembranças, costumes e outras tradições que nos causaram dor. Somente livres do peso do passado, do apego a coisas que nos fazem sofrer e nos acorrentam, poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz.
O cristão águia busca essa renovação, não apenas quando atinge a idade avançada, mas quando percebe que suas forças físicas e mentais estão em decadência natural, como resultado do pecado que passou a todas as pessoas (Romanos 5.12).
Se o cristão não buscar constantemente uma renovação espiritual, ele está fadado a entrar em um processo de envelhecimento espiritual perigoso, em que já não há mais alegria; em que já não há mais força para caminhar; em que já não há mais visão para contemplar a glória de Deus; em que já não há mais força para amar o irmão e muito menos o inimigo (Mateus 5.44); em que já não há mais disposição para perdoar e ser perdoado. Ele deixa de olhar para o alto e mergulha em seus próprios problemas e assim perde o desejo de se alimentar da palavra e da água do espírito. Dá lugar as amarguras e abre uma brecha para que o inimigo entre em sua vida, cegando seu entendimento e fazendo-o crer que já não precisa mais viver ou buscar o novo de Deus. O medo do futuro paralisa as emoções e enfraquece a sua alma, e, assim, debilita o espírito!
A águia se renova para viver mais e melhor, para continuar voando e enxergando longe, mas nós, cristãos, devemos nos renovar para continuar compartilhando a palavra e viver em comunhão com Deus e com os irmãos.
“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”.
É necessário renovação! Ensina o apóstolo Paulo, e em todos os dias de nossa vida cristã. (Romanos 12:2). Não foi por acaso que o profeta Isaias 40:31 nos disse: “Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão”.


Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...