segunda-feira, 25 de agosto de 2008

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças”. (Filipenses 4:6).




Reconhecimento

A gratidão é fruto do Espírito e uma virtude que precisa ser cultivada e desenvolvida continuamente. Muitas vezes não nos lembramos de agradecer e apenas reclamamos. Nos nossos relacionamentos é comum fazermos críticas quando vemos que algo não está bem, mas é muito raro reconhecermos quando as coisas vão bem. Criticamos mais do que elogiamos. E isso pode ser um veneno para as relações.
Nossa maneira de lidar com nossos amigos, cônjuge, pais e filhos, revela nossa forma de lidar com Deus. Somos ávidos por pedir e quase nunca agradecemos.
Dificilmente demonstramos nossa gratidão aos que nos ajudam, mas quando falham conosco, imediatamente expressamos nossa decepção. Expressar gratidão é uma força poderosa; é um atributo natural que nos faz melhores diante dos irmãos e de Deus.
A gratidão cura as doenças psicossomáticas e crônicas. Cura as dores da alma como a depressão, a tristeza, a solidão, melancolia, a baixa-estima, insônia e ansiedade.
Quantas vezes estivemos em situação difícil e um irmão, um amigo esteve ao nosso lado e nos apoiou e sequer nos lembramos de dizer-lhe um simples “obrigado”. Muitas vezes achamos mesmo que não passa de uma obrigação. E com relação a Deus, se estamos em fase ruim, corremos para a Igreja, oramos, lamentamos e pedimos a Ele que nos conceda a benção. Se precisamos de um emprego, se queremos passar em uma prova, ou pagar uma dívida, recorremos a Ele. Mas quantos são os que continuam perseverantes diante Dele depois de recebida a bênção. Muitos são os que agem como se Deus fosse apenas um entregador de bênçãos: quando precisamos ligamos pra Ele e encomendamos o que queremos, mas, depois de entregue, voltamos as costas e vamos cuidar de nossas vidas, com o que adquirimos, até que precisemos de algo novamente.



Amado(a), é assim que você tem agido, diante de Deus e dos irmãos?
Só se lembra Dele e das pessoas quando precisa? Quando recebe é incapaz de agradecer e compartilhar? Pois Ele te manda um recado: seja grato, reconheça humildemente que precisa dos outros e que sem Deus nada poderá fazer.
Atente para o que disse o apóstolo Paulo aos filipenses: não precisamos nos inquietar porque temos um Pai em quem confiar, mas não podemos nos esquecer de agradecer. Muitos fazem a primeira parte e desprezam a outra. E, creia, é a mais importante, porque o sentimento de gratidão nos liberta da preocupação e nos acalma, nos coloca em sintonia com Deus e com os irmãos, nosso coração descansa, nossa mente se aquieta, relaxamos mais, dormimos melhor e ficamos livres de tantas tensões que a vida nos oferece.




Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...