domingo, 6 de fevereiro de 2022

Alimento para o espírito: solidariedade!

 Mãos abertas, voltadas para cima, iluminadas e com a palavra solidariedade ao meio


 “Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o SENHOR o livrará no dia do mal. O Senhor o livrará, e o conservará em vida; será abençoado na terra, e tu não o entregarás à vontade de seus inimigos. O Senhor o sustentará no leito da enfermidade; tu o restaurarás da sua cama de doença.” (Salmos 41:1-3) “Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado.” (Provérbios 31:10,20)

No Antigo como no Novo Testamento, a Palavra de Deus reitera que aquele que teme a Deus é solidário por excelência, vocação e liberalidade. A solidariedade, não é apenas uma caraterística, mas uma obrigação do verdadeiro cristão. Além de ser um mandamento, agir com solidariedade também está relacionado a diversas promessas de Deus para nós. Se o Criador, Deus soberano, exalta a solidariedade, como Suas criaturas, feitas filhos por adoção e convicção, precisamos entender essa condição e mudar a nossa visão do que é um mandamento e também extrema bondade de Deus para conosco. O cristão genuíno não consegue olhar para o lado, e, ao se deparar com a situação das pessoas que estão em necessidade, não nos compadecer. Precisamos também compreender o sentido de mordomia, que nos diz que o que damos não é nosso, mas do próprio Senhor, que, antes, nos permitiu receber para dar.

Para orar neste dia:

Amado Deus, agradeço-Lhe pela imensa bondade que se renova todos os dias, porque, mesmo sendo nós pecadores, o Senhor nos enviou Seu Filho que assumiu a nossa natureza humana, fazendo-se solidário com a nossa humanidade, especialmente com os pobres e os simples, resgatando em nós a esperança. Peço-Lhe um espírito de solidariedade, capaz de partilhar o pão, de respeitar o diferente, de propagar o Evangelho, de construir a paz, de cultivar a verdade, de implantar a justiça, de cuidar do próximo, de promover a fraternidade e estabelecer a comunhão. Que eu possa dar ao faminto o pão, cobertor a quem tem frio, atenção ao carente, a Palavra a quem tem sede da Verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...