domingo, 24 de setembro de 2017

Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 1 Tessalonicenses 5:18


Ao lermos as cartas de Paulo veremos que toda a sua teologia foi fortemente alicerçada no espírito de gratidão. Esse apóstolo reconhecia com temor e gratidão que o seu ministério, de fato, não era dele, mas era Deus que ministrava por intermédio dele. Era Deus nele. E ao escrever aos tessalonicenses reflete o desejo de ver os cristãos daquela Igreja firmados na fé sobre a qual foram ensinados, com gratidão em todas as situações. Quando os exorta a dar graças em tudo, ele não exclui os momentos de tribulação, de perseguições e angústias pelos quais tiveram que suportar, contudo, ensina-os a serem vigilantes quanto ao Dia do Senhor e a respeitar a liderança local no serviço cristão, com disciplina e alegria, sabendo que a Obra não é humana e sim em prol do Reino de Deus. Por essa razão instou a Igreja à oração incessante e dar graças sempre, lembrando-os que o propósito soberano de Deus está por detrás de todas as circunstâncias. Paulo mesmo disse: “Em tudo”, porque estas recomendações são reivindicadas para qualquer situação.  O apóstolo nos faz refletir sobre a gratidão explicando que a vontade de Deus é o motivo desta conduta de gratidão constante. Então, precisamos entender que não se trata de uma sugestão, mas de uma expressa determinação da vontade de Deus, para que sejamos agradecidos permanentemente. Ser grato é demonstrar um autêntico espírito cristão, não é uma reação eventual a uma experiência positiva apenas, mas um comportamento cristão constante. A gratidão demonstra o nosso reconhecimento da dependência de Deus, pois é a Ele que nós devemos o que somos e o que temos. Somente uma pessoa que desenvolve um autêntico espírito de gratidão consegue ser grata genuinamente e não só em discursos. Quem não é desenvolvido espiritualmente, quem não cresceu espiritualmente, não entende o significado da gratidão e apenas consegue repetir as palavras de gratidão, mas não as manifesta em suas atitudes. Na vida pessoal, secular e na Igreja temos um chamado à gratidão, conforme nos diz o salmista

“Dar-te-ei graças na grande congregação, louvar-te-ei no meio da multidão poderosa.” Salmo 35:18

V

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...