terça-feira, 21 de março de 2017

"Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares" (4:8-9).


O diabo conhece as Escrituras e também a alma humana. Sabe que o poder é um desejo vislumbrado pelo homem que muitas vezes se deixa corromper diante possibilidade de reinar sobre os outros. E isso acontece desde a mais simples instituição a mais poderosa. Os homens que não vigiam mudam de opinião e de conduta diante de uma proposta de “reinar” sobre os seus pares. Vemos o caráter de um homem quando ele tem a possibilidade de liderar os demais. Vemos pessoas com ideias revolucionárias de defesa dos pobres mudarem radicalmente suas atitudes quando se tornam governantes e se esquecem da missão pela qual se elegeram. Nessa passagem, quando o diabo usa o desejo de poder, muito evidente nele próprio, para tentar Jesus, vemos que ele ofereceu um atalho ao Salvador: a coroa sem a cruz. Deus já havia prometido o reinado ao Seu Filho, depois de Seu sofrimento. Mas a questão posta pelo diabo naquele momento a Jesus e que se repete até hoje a nós é o meio e não o fim. O diabo oferece o que for necessário para desobedecermos a Deus. E, assim como fez com Jesus, ele oferece atalhos, o caminho mais fácil. Basta ligarmos a TV ou assistirmos aos noticiários no dia a dia para verificarmos isso: o poder corrompe sem distinção de classe social, raça, religião ou sexo. Pequenas empresas se tornam grandes do dia para a noite e o caminho do crescimento de grandes empresas são revelados. Jesus recusou o atalho e nos ensina a fazer o mesmo. Ele nos ensina a não aceitarmos a proposta do diabo, porque o resultado pode ser imediato, mas irá desmoronar em pouco tempo, ao passo que a vitória conquistada pelo esforço e com a benção de Deus será fortalecida. Mas ai daquele que ouve a voz do inimigo e se esquece do exemplo de Jesus

E procuras tu grandezas para ti mesmo? Não as procures; porque eis que trarei mal sobre toda a carne, diz o SENHOR; porém te darei a tua alma por despojo, em todos os lugares para onde fores. (Jeremias 45:5)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...