Traduza este blog

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Subirá diante deles o que abrirá o caminho; eles romperão, e entrarão pela porta, e sairão por ela; e o rei irá adiante deles, e o Senhor à testa deles. Miqueias 2:13


O profeta Miqueias chama o povo à obediência e em especial, no texto em epígrafe, compara o rei que vai adiante do povo e o Senhor. Ele nos apresenta o Rei que trará ao povo a liberdade e a salvação do cativeiro. Mas também trata com o povo sobre quebra da Aliança que se traduziu na injustiça social e apostasia religiosa. Ainda hoje o Senhor quer restabelecer essa Aliança e nos chama, por intermédio de Sua Palavra e de Seus profetas, ao arrependimento e à obediência aos Seus princípios. Vemos que nada na Bíblia, ou nenhum episódio ali relatado é por acaso. Deus preparou a salvação durante toda a história. O profeta Miquéias descreve uma época de grande corrupção em todos os níveis da sociedade e nos mostra que aqueles que estavam no poder eram corruptos, desonestos e comprometidos com o pecado, pois os fundamentos da moral haviam sido destruídos. Hoje, semelhantemente àquele tempo em que viveu o profeta, vemos que os homens de autoridade vendem a justiça, e sem nenhum remorso ou arrependimento aceitam suborno. Os governantes se esquecem do povo, os legisladores legislam em causa própria e a fé e o temor do Senhor desaparecem da sociedade onde a corrupção toma conta das instituições desde a família. Por essa razão o apóstolo Paulo nos ensina a viver no temor do Senhor e nos afastar de homens que se corrompem na busca do que é efêmero e se esquecem dos princípios de Deus.



Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. (2 Timóteo 3:1-5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!