Traduza este blog

quinta-feira, 16 de junho de 2016

E disse aos juízes: Vede o que fazeis; porque não julgais da parte do homem, senão da parte do Senhor, e ele está convosco quando julgardes. 2 Crônicas 19:6


Josafá foi um rei fiel a Deus e por causa da sua fidelidade, porque ele rejeitou os ídolos e buscou ao Deus verdadeiro o Senhor confirmou seu reinado e lhe engrandeceu entre os outros reinos. Naquela época Israel dividia-se em dois reinos, em consequência do pecado da nação. Mas essa divisão não agradava ao coração de Deus. A Bíblia narra que Josafá era um excelente administrador e fez vários avanços, tanto do ponto de vista espiritual, quanto nas questões governamentais. Para estabelecer as bases de seu governo e restabelecer a relação da nação com Deus, ele retirou os altares dedicados a deuses estranhos, e mandou sacerdotes e levitas às as cidades de Judá para ensinar ao povo sobre o Livro da Lei do Senhor, pois os hebreus estavam longe do seu Deus e pouco sabiam sobre a lei mosaica.  Josafá também edificou cidades-fortalezas e cidades-armazéns e além de fazer várias obras estruturantes, criou o sistema jurídico de Judá e colocou juízes em todas as cidades fortificadas para julgar as causas do povo. O mais importante disso foi a sua exortação a pessoal cada juiz a julgar da parte do Senhor e não dos homens, sem aceitar suborno. Infelizmente, vivemos tempos em que os juízes julgam usando pesos e medidas diferentes e em causa própria se colocam acima da lei. Há os que apontam o dedo para o erro alheio e que fazem o que reprovam nos outros. Mas Jesus nos ensina a exercer a justiça e a não nos deixarmos corromper pelos interesses do mundo.
"Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho ? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão" (Mateus 7:2-5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!