sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o Senhor teu Deus. Deuteronômio 5:16


Esse mandamento foi ordenado por Deus, escrito nas Tábuas da Lei com Sua própria mão, e entregue por Moisés a eles, como obrigação eterna. Ele significa que os filhos devem honrar os pais não só como uma elevada estima que os filhos devem ter em relação aos seus pais, ou como obediência a eles, mas também devem honrá-los suprindo as suas necessidades de alimentação, abrigo, proteção quando eles estiverem em necessidade. Esse mandamento é o único que contém uma promessa específica ligada ao seu cumprimento. O apóstolo Paulo nos diz em Efésios 6:2-3 que esse é o “primeiro mandamento com promessa”. A história de Moisés nos mostra que ele teve mais de uma família: a sua família de sangue, a família que o adotou e o criou até que conhecesse a sua origem e até mesmo ao receber por pai uma família na fé, quando aprendeu a conhecer o Deus de seus pais. Podemos com ponderar que esse  mandamento se refere também a honra que devemos dar aos nossos pais na fé. Observe que Paulo reitera as palavras registradas por Deus e entregues por Moisés:


“Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...