quinta-feira, 17 de julho de 2014

E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação. João 5:29




Essa afirmativa de Jesus, narrada pelo apóstolo João leva algumas pessoas à interpretação de que fazer o bem é a garantia da salvação. Na verdade, a interpretação deveria ser: aquele que é salvo faz o bem, pois tendo sido remido por Jesus, busca a santidade e a estatura de Cristo e assim faz o que Jesus faria. Se tão somente a caridade fosse a condição para a salvação não haveria necessidade de Jesus verter Seu precioso sangue na Cruz. Se assim fosse, os Evangelhos não registrariam as palavras de Jesus sobre a condição para a salvação: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito [Jesus], para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3: 16). A salvação é recebida pela fé e aquele que crê no Filho de Deus, Jesus Cristo, tem a vida eterna, por isso Paulo afirmou: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2:8-9). Se dependêssemos de fazer o bem para obtermos a salvação Paulo não teria dito que as obras não fazem parte do processo da salvação para que “ninguém se glorie”. As obras são os frutos da fé de acordo com Paulo “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” (Efésios 2: 10). Isso significa dizer que as boas obras devem fazer parte da vida do salvo, mas não são o agente da salvação e de igual modo o cumprimento da Lei também não garante a salvação afirma Paulo em Romanos 3:20 “visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei. Nesse texto vemos esclarecido que nem a obediência à Lei de Deus pode nos salvar. Recebemos a salvação quando reconhecemos que somos pecadores e que Jesus Cristo, em nosso lugar, levou nossos pecados na Cruz e, pelo Seu sangue, derramado em nosso lugar, somos salvos. Assim, precisamos entender que a salvação é uma ação de Deus em nossa vida e é recebida pela fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...