domingo, 27 de abril de 2014

Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta: Atos dos Apóstolos 7:48


Lucas faz essa observação no livro de Atos e mais à frente reafirma o que disse o profeta  Isaías 66:1 “Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso?” . Essa pergunta nos faz refletir sobre os propósitos de Deus para nós. Salomão edificou um templo para Deus e é claro que Deus espera que Seus filhos lhes prestem culto, que cuidem com desvelo de Sua Casa, mas o que o Lucas afirma é que não é o templo físico que interessa a Deus. Ele quer a Sua Igreja reunida em oração e em sintonia com a Sua santa vontade. Mas dizer que não precisamos frequentar um lugar para adorar a Deus, usando esse versículo, é algo que não encontra respaldo bíblico, pois Deus afirma que onde duas ou mais pessoas estiverem reunidas em Seu nome ali Ele estará. Igreja é uma instituição divina, e a palavra Igreja” vem da palavra grega ekklesia (ἐκκλησία), que significa “assembleia” ou “reunião”. Ela é formada de duas palavras menores: ek (ἐκ) e kaleo (καλέω) ou “fora” e “chamar” que juntas têm o sentido de chamar para fora. Muito mais do que apenas um santuário de oração, a ekklesia primitiva era um lugar para companheirismo, onde os crentes oravam, estudavam, cuidavam dos doentes e compartilhavam refeições e não deve ser diferente hoje. Igreja é o Corpo de Cristo que se percebe como uma comunidade de um povo com um chamado especial. Não é um espaço social apenas, não é um edifício material, mas o santuário e a habitação do Senhor (Efésios 2:21-22). É um edifício espiritual, conforme descreve 1 Pedro 2:5 “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo” .

Um comentário:

  1. Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens

    http://www.analizandoaescritura.epizy.com/o-altissimo-nao-habita-em-templos-igreja-feitos-pelas-maos-dos-homens/

    ResponderExcluir

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...