quarta-feira, 16 de abril de 2014

Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. Isaías 1:17


Observe que o profeta Isaías apresenta neste versículo cinco ordens, expressas ao empregar cinco verbos no imperativo: aprendei, procurai, ajudai, fazei e tratai. Não é por acaso que o versículo inicia com o verbo  `aprender`, pois para cumprir a exortação dos  demais verbos   para cumprir todas esses mandamentos é necessário aprender  a fazer o bem, a praticar o bem. E para fazer o bem não basta apenas ter desejo de faze-lo. É preciso aprendizado e conhecimento, por isso Paulo diz em Tiago 4:17: "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Essa palavra corrobora o que dizze o profeta Jeremias também afirmou: "Deveras o meu povo está louco, já não me conhece; são filhos néscios, e não entendidos; são sábios para fazer mal, mas não sabem fazer o bem." Jeremias 4:22. Mas o profeta também nos ensina  a procurar o que é justo e isso só é possível se andarmos no caminho do Senhor, pois a justiça do mundo nem sempre se efetiva. Isaías nos ensina que devemos aprender a fazer o bem, a exercitar  o bem, e a fazer isso com sabedoria. E agir com sabedoria é fazer como faria Jesus ajudando os oprimidos, levando-os ao conhecimento de Cristo, o Único que pode aliviar suas cargas (Mateus 11:28); fazendo justiça aos órfãos (Zacarias 7:10); e cuidando das viúvas (I Timóteo 5:3).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...