sábado, 16 de fevereiro de 2013

“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;  e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha” (Mateus 7:24-25)


O livro de Gênesis relata o estabelecimento da primeira família e ao longo da Bíblia vemos o quanto Deus se agrada da ideia dessa instituição criada por Ele porque ela é tomada como modelo para a conclusão de Sua Obra. É na instituição família que Deus concretiza Seu plano de Salvação da humanidade. Foi por meio de uma família, constituída de um pai exemplar, José, obediente ao Senhor para receber sua mulher que daria a luz a Jesus, exerceu, mesmo em uma situação atípica para os costumes da época, o verdadeiro amor, ensinado em Efésios 5: 25 a 28. De uma mãe exemplar, Maria, escolhida entre as mulheres por sua obediência “Faça-me comigo conforme a tua Palavra" (Lucas 1:38).  Um filho exemplar, Jesus.  Ele foi obediente a seus pais a quem se sujeitou aprendendo a crescer  integralmente, no plano espiritual , mental , físico e social.  A instituição família, criada por Deus em Gênesis 2:18-25,  para proporcionar a seus membros um abrigo, um lugar estável onde se preparam para entrar na sociedade e para conhecer a Deus. Depois da família,  outras duas instituições foram criadas por Deus: o Governo e a Igreja. Mas é na família que aprendemos a reconhecer as outras duas instituições.  Portanto, vemos que Deus deixa claro que a família  é o fator mais importante na formação do homem. É na família segundo os padrões de Deus que o homem pode atingir todo o seu potencial original. Por essa razão, mesmo vivendo em modelos díspares de família, temos que buscar o modelo da família cristã, pois quando aceitamos a ideia de uma sociedade que desvaloriza a família, perdemos o nosso porto seguro, pois uma família fortalecida dá forças ao homem para enfrentar o mundo lá fora. A família foi a primeira instituição de Deus, porque é essencial para o homem, que, sozinho,  é incompleto. Por isso, nenhuma outra instituição deve ter  maior importância para homem do que a família.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...