sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013


Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor. (Josué 24:15)


Esse trecho do livro de Josué mostra o posicionamento de um homem que exerceu de forma sensata a sua liberdade de escolha e com isso chamou para si e para os seus as bênçãos advindas dessa sábia decisão. Mas quando prestamos atenção nas famílias bíblicas, observamos que muitas delas enfrentaram crises gravíssimas. E isso pode ser verificado desde a família de Adão. Podemos dizer que a crise teve início com o posicionamento de Adão, quando não cumpriu seu papel de Sacerdote e deixou que Eva tivesse à frente na tomada de decisões. Se Adão tivesse exercido de forma apropriada a sua liderança no  contexto da tentação, se ele tivesse sido firme e dito não à Eva,  a quebra da comunhão com Deus não teria acontecido. Mas o exemplo também é fundamental em uma estrutura familiar. A crise surgiu entre os filhos de Adão. Talvez por falta da posição de um pai que ensinasse com amor e temor de Deus, Caim começou a encher o seu coração com ciúme e inveja, sentimentos profundamente destrutivos. Sentimentos também percebidos na família de Abraão e na família de Jacó. Por não saberem administrar esses sentimentos negativos os filhos de Jacó tiveram sérios problemas de relacionamento. José era objeto de ciúme e inveja, assim como Hagar foi alvo do ciúme de Sara, sua senhora. A crise na família de Abraão também pode ser atribuída a uma falha de seu posicionamento como líder. Certo da promessa de ter um filho com Sara, Abraão não poderia ter dado ouvidos ao seu pedido de ter um filho da escrava.  Foi essa precipitação que mais tarde gerou insegurança e ciúme no coração de Sara contra Hagar, levando a mais uma atitude de desvio de comportamento na relação marido/esposa. Sara ordena a Abraão que a mande embora com seu filho e isso desencadeou uma série de consequências ruins à geração de Abraão. Essas famílias venceram seus conflitos porque desenvolveram o temor de Deus. Enfrentar crises tem sido uma constante na humanidade, mas a grande lição que devemos aprender é que, se as crises nos sobrevêm, devemos nos firmar Naquele que nos fortalece e assim como Josué fazer a escolha certa. A responsabilidade de Josué de não apenas buscar ao Senhor, mas servi-lo com toda a sua família fez toda a diferença. E com ele devemos aprender que, quando se trata de família, não existe a história de “cada um por si”. A liderança e o exemplo positivo são fundamentais, principalmente vindas daqueles que têm a incumbência de exercer o sacerdócio do lar.  O plano de Deus é para toda a família. Em Gênesis 12:3 vemos que Deus prometeu a Abraão que nele seriam abençoadas todas as famílias da Terra. Não podemos esquecer também a declaração do apóstolo Paulo ao carcereiro de Filipos: Crê no Senhor Jesus, e serás salvo, tu e toda a tua casa. (Atos 16:31.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...