terça-feira, 26 de março de 2013


"Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra" (Efésios 6:2-3).


O apóstolo Paulo afirma que quando a autoridade do lar for respeitada pelos filhos, há grande recompensa. Essa recompensa será nas esferas pessoais, sociais, escolares e eclesiásticas. Como é o lar, tal é o mundo. De igual modo, quando  os pais obedecem a Palavra de Deus e dão exemplo de autoridade  no lar respeitando os princípios de autoridade devida ao Senhor essa conduta traz benefícios que repercutem por toda sua vida e assim se as ações de cada ser humano forem realizadas com respeito à autoridade, então a humanidade recolhera ordem e bênçãos divinas. Honrar pai e mãe significa valorizar ou considerar altamente, ter em grande estima aqueles que nos deram a vida. Mas um filho pode submeter-se à vontade de seus pais sem tê-los em alta consideração, pois o motivo para submissão pode ser egoísta por natureza. Entretanto, não é essa a vontade de Deus. A Bíblia nos diz que a obediência do filho deverá originar-se da alta estima que ele tem por seus pais. E isso pressupõe que os pais façam por onde ser honrados. Contudo, para que Palavra de Deus seja exercida, ainda que os pais nem sempre ajam de tal modo que encorajem o respeito de seus filhos, esses deverão estimar seus pais altamente por causa dos mandamentos de Deus a este respeito. Deus não disse que os filhos devem honrar seus pais se eles forem dignos de honra. E quando os pais requerem que os filhos lhes obedeçam e quando os filhos obedecem com respeito aos pais, Deus os abençoa grandemente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...