quarta-feira, 28 de novembro de 2012


Então respondeu o povo, e disse: Nunca nos aconteça que deixemos ao SENHOR para servirmos a outros deuses; Josué 24:16

Deus  não tolera nenhuma forma de idolatria. Isso é uma verdade que precisa ser conhecida por todos. Servir a outros deuses é inadmissível para o Criador. A Bíblia deixa claro que o ídolo em si, nada é.  O ídolo é somente um pedaço de madeira ou de pedra, esculpido por mãos humanas, que nenhum poder tem em si mesmo, mas aquele que se dobra diante dele é abominação ao Senhor. Samuel 12:21 chama os ídolos de “vaidades” e o apóstolo Paulo em 1 Coríntios 8:4 declara expressamente: “sabemos que o ídolo nada é no mundo”. Por detrás de toda idolatria há demônios, controlados pelo diabo, que usa a os ídolos para tirar o foco da humanidade em Deus. Nesse sentido, qualquer coisa ou pessoa que desvie a atenção do cristão do verdadeiro Deus torna-se idolatria. Quem coloca o dinheiro, o status, o poder acima de Deus é idólatra. Paulo afirma que a cobiça é uma forma de idolatria (Cl 3.5). Mesmo que não adorem ídolos de madeira e de pedra, aqueles que se entregam à cobiça, segundo a Bíblia também são idólatras. Por isso a declaração de Jesus em Mateus 6:24: “Não podeis servir a Deus e a Mamom [as riquezas]”, que equivale à exortação  de Paulo em 1 Coríntios 10:21: “Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios”.

Hoje em dia a idolatria se manifesta de várias formas hoje em dia. Está presente sempre que as pessoas dão lugar à cobiça e ao materialismo, ao invés de confiarem em Deus somente. Ela aparece abertamente nas falsas religiões mundiais, bem como na feitiçaria, no satanismo e noutras formas de ocultismo. E, infelizmente, ocorre dentro da igreja, quando seus membros acreditam que, a um só tempo, poderão servir a Deus, desfrutar da experiência da salvação e as bênçãos divinas, e também participar das práticas imorais e ímpias do mundo. Idólatra não é somente quem faz ou adora uma imagem inerte, quem se dobre diante de uma escultura de madeira, metal ou de barro. Idólatra é quem deixa de servir a Deus para servir ao mundo, quem cultua o corpo e se descuida da alma, quem dá mais valor ao dinheiro e se apega aos bens materiais. Por isso o Novo Testamento nos exorta a não sermos cobiçosos, avarentos, nem imorais (Colossenses 3:5;  Mateus 6:19-24; Romanos 7:7; Hebreus 13:5-6) e a fugirmos de todas as formas de idolatria (1Coríntios 10:14; 1João 5:21). Por isso Deus nos  adverte  que aqueles que praticam qualquer forma de idolatria não herdarão o Seu reino (1Co 6.9,10; Gl 5.20,21; Ap 22.15). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...