quarta-feira, 27 de junho de 2012


 “Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas." Deuteronômio 6:6-9
Ensinar sobre o amor de Deus é também uma oportunidade de aprender. Um bom professor vive o que ensina, ensina o que vive e aprende ao ensinar. O  pai tem a tarefa de apresentar Deus aos seus filhos, instruí-los  pelas palavras, ações e atitudes. Mas sem esquecer que um exemplo vale mais do que mil palavras. Pode observar que, com o tempo, os filhos se tornam o que os pais são, por isso o pai é também um professor. E como tal tem a função de transmitir seus conhecimentos sobre Deus e a fé cristã, para que ela se difunda. Mas a tarefa do pai professor não pode se limitar à transmissão de conhecimentos. Deve aproveitar cada oportunidade para ensinar aos filhos os valores e princípios bíblicos, vivendo esses princípios de forma genuína. O pai deve disciplinar seus filhos, intervindo, se necessário, para que eles não se desviem do caminho certo.
A bíblia ensina em diversos momentos que se devem corrigir os filhos na tenra idade, para que não tenham problemas futuros: “E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela”. (Hebreus 12:11).
Ela ensina que a correção é benéfica e feliz é aquele que tem quem o corrija, como afirma o sábio em Provérbios 6:23 “Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida”. E enfatiza em Provérbios 10:17 ”O caminho para a vida é daquele que guarda a instrução, mas o que deixa a repreensão comete erro”. Portanto, pai “Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá”. (Provérbios 23:13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...