sábado, 7 de abril de 2012


“Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas, não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo, até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.” (Mateus 5:17-18)

Essas palavras de Jesus, registradas no Evangelho de Mateus têm sido muitas vezes mal interpretada por alguns. É preciso ficar claro que Ele não subverteu a Lei do Antigo Testamento, mas cumpriu e removeu a Lei Mosaica e nos deu a Nova Aliança. Há que se prstar atenção a três significativas palavras deste versículo: duas em forma de verbos, revogar e cumprir e uma preposição “até”. Jesus foi um mestre com as palavras e não as escolhia aleatoriamente. A palavra “revogar” vem do grego e significa derrubar, subverter ou destruir. Quando Jesus afirma que não veio para subverter a Lei, mas para cumprir, Ele está dizendo que não traz uma mudança na Lei, que continua em vigor, todavia, Ele afirma que veio para cumpri-la. Ou seja, a Lei está em vigor, mas a forma de seu cumprimento é que precisou de sua intervenção, visto que os homens não estavam sem lei, mas sem a determinação para seu cumprimento. Essa situação é análoga na nossa sociedade atual. As leis existem e estão registradas em seus devidos âmbitos, todavia, falta que sejam obedecidas. A palavra “cumprir” significa completar, realizar ou obedecer, levar até o fim. O objetivo de Jesus não era subverter a lei, mas fazer com que ela seja cumprida, assim a levando até o seu determinado fim. A preposição “até” significa nos encaminha ao final de um interstício de tempo. É algo que chega até um determinado ponto e depois termina. A preposição determina o marco de ruptura, a partir do qual haverá mudança. A Bíblia está repleta de exemplos com o uso da preposição significando “enquanto”.

Lemos em Lucas 23:44, ao narrar o episódio da morte de Jesus, que houve trevas até à hora nona. Entendemos com isso que a Lei não perdeu sua força até ser cumprida por Jesus. A obra redentora de Jesus traz a novidade, por isso os cristãos não estão “subordinados” à Lei, conforme nos diz Paulo em Gálatas 3:24-25. Aqueles que estavam sujeitos à lei foram libertados dela, conforme Romanos 7:6, pois Jesus cumpriu aquela Lei (Colossenses 2:14). Pela Cruz, Jesus estabeleceu a Nova Aliança. Em outras palavras, a Nova Aliança está a partir do “até” que se cumpra. Jesus cumpriu a Sua missão e, ao tomar o nosso lugar na cruz, fez com que a Nova Aliança tomasse o lugar da Lei (Hebreus 8:6-13; 9:15-17). Sem esse entendimento, não há como entender o sacrifício de Jesus pelos pecadores.



Bibliografia: http://www.icmv.org.br/BibliaOnline.aspx








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...