quarta-feira, 4 de abril de 2012


E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra. (1 Samuel 17:49)

Davi é reconhecido como um dos maiores reis de toda a história de Israel, também por ter sido um homem que honrava e salmodiava a Deus. E quando se fala neste rei não há como não se lembrar de sua mais notória luta, dentre tantas memoráveis, aquela em que venceu o gigante Golias. Logo, ao se falar em Davi, a lembrança do gigante vencido também vem à tona. Davi venceu Golias, o temível gigante que atemorizava o povo de Israel e contra qual poucos se aventuravam. A Bíblia conta que o destemido pastor de ovelhas não vacilou e enfrentou o gigante com a arma mais simples: uma funda e uma pedra. Davi não se revestiu com as armaduras emprestadas do rei Saul, nem mesmo lutou confiando em suas forças. Ele foi à luta em nome do Deus Todo Poderoso, que ele sabia Senhor de todas as guerras.

Contudo, mesmo não tendo formação de guerreiro, não sendo formado para a guerra, nem com histórico de grande estrategista, venceu a batalha que o tornou célebre e o fez temido e respeitado por todos, incluindo o rei Saul que de seu protetor passou a seu perseguidor. Mas Davi também ficou conhecido por não derrotar outros gigantes que fizeram dele um rei orpimido em sua própria casa. Davi não conseguiu dominar os seus gigantes pessoais. Golias era grande e assustador, mas estava morto. Outros gigantes, cujas aparências não assombravam foram mais fortes do que Davi. O gigante da lascívia que levou ao adultério, que levou à ingratidão e à traição, que levou ao homicídio, não tinha aparência terrível. Ele apareceu a Davi numa forma feminina, doce, sensível e indefesa, mas tornou um monstro em sua vida e causou-lhe dores teríveis. Principalmente a do remorso e, felizmente, do arrependimento. Devido ao seu adultério e assassinato, Davi dá início ao maior desastre de toda a sua vida, junto dele, sua família, e seu reino, sofrem terríveis consequências. Os “gigantes” mortos por Davi e seus guerreiros eram fortes e bem armados, porém visíveis. Por serem grandes, era possível vê-los a longa distância, mas aqueles a sua derrota veio do que parecia mínimo, quase invisível. Golias tinha aparência de vitorioso, porém foi derrotado, talvez pela própria expressão grandiosa, uma testa grande é sempre um alvo mais fácil de ser acertado. Mas os pequenos alvos podem ser mais difíceis de serem atingidos, e justamente por isso mais perigosos. Os “gigantes espirituais” são sempre mais perigosos porque são imperceptíveis . Mas se aprendemos com Davi que vencer gigantes também significa vencer nossos desejos, também aprendemos a não pararmos no meio de uma batalha e a reconhecer sempre que por maior que seja o nosso pecado, Deus pode nos perdoar, se arrependermos verdadeiramente e sempre estará conosco na peleja.

Graça e Paz!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...