terça-feira, 10 de janeiro de 2012


Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o SENHOR seu Deus, como o coração de Davi, seu pai, (1 Reis 11:4)

O rei Salomão é conhecido por sua sabedoria e a sua história mostra como Deus se agradou da forma como ele pediu esse dom ao Senhor. Salomão poderia ter pedido o que quisesse a Deus, mas pediu sabedoria para que estivesse apto a fazer justiça ao povo sobre o qual reinava. Deus percebeu a intenção do coração deste jovem rei que além de sabedoria adquiriu riquezas e poder. Dessa parte da história de Salomão podemos aprender que quando pedimos para servir aos outros, nada nos falta, porque Deus concede além de nossas necessidades. Mas quando somos egoístas e só pensamos em nossos próprios interesses o resultado é o contrário. Nem mesmo aquilo que temos nos satisfaz. Contudo, o final da vida de Salomão também nos ensina o que não devemos fazer. Se Salomão ficou conhecido por ser sábio e seus provérbios até hoje são fontes inesgotáveis de ensinamentos, o final de sua vida é contra exemplo. Vemos que as alianças políticas de Salomão foram responsáveis pelas amizades e alianças com nações vizinhas, mas foram também o inicio de sua queda. Com toda sabedoria Salomão não soube evitar que estas relações se tornassem vias de infiltração de idéias e praticas pagãs em sua vida. As esposas de Salomão trouxeram seus deuses para Jerusalém e no final o induziram a idolatria. Disso devemos tirar uma lição importante: quantas vezes nós minimizamos a diferença de religião entre nós e alguma outra pessoa a ponto de ter um relacionamento amoroso ou uma sociedade profissional com ela! Quantas vezes pensamos que somos sábios o suficiente para nos relacionar com pessoas de valores e princípios opostos aos nossos, imaginando que faremos com essas pessoas mudem. Mas em pouco tempo vemos que elas é que nos mudaram porque deixamos de obedecer á palavra de Deus e acabamos fazendo concessões e quando nos damos conta estamos totalmente comprometidos ou contaminados com os valores alheios. O que o salmista diz no Salmo 1:1-4 deixa claro que o Senhor não se agrada de misturas. Mesmo amando a Deus, Salomão transgrediu. Quantas vezes nós também fazemos isso, amando a Deus?

Graça e Paz!

Vídeo para reflexão: veja a história de Salomão clicando em: http://www.youtube.com/watch?v=CXteQItAWZA&feature=related


For.Bibliografia: http://www.icmv. org.br/BibliaOnline.aspx




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...