domingo, 1 de janeiro de 2012


“Porque onde estiver teu tesouro, aí estará também teu coração” (Mateus 6:21).



Estas palavras de Jesus têm o poder de nos levar a refletir sobre os nossos objetivos e metas, a fim de nos suscitar o questionamento sobre o que chamamos de conceito de valores. Por oportuno, no primeiro dia de um novo ano, devemos nos questionar sobre o que realmente tem valor, quais são as nossas prioridades, o que é um tesouro para nós hoje. Em que realmente concentraríamos todo nosso empenho e esforço? Tudo isso nos leva a refletir sobre alguns assuntos que estão intimamente ligados entre si. Algumas palavras chaves neste versículo nos levam a compreender o quanto as palavras de Jesus são didaticamente escolhidas para nos passar uma mensagem forte e direta. Os termos "onde", "aí"e "teu" são determinantes. Eles indicam sem margem de dúvida o lugar, o ponto certo. Há que se observar também que Jesus não diz: “pode ser”, “talvez” ou “quem sabe”. Ele é direto e incisivo: “Porque onde estive teu tesouro, aí estará também teu coração.
Nosso esforço, tempo, dinheiro, empenho e atenção são localizados em prol de algo, daquilo que definimos como prioridade, ou como foco de interesse. Onde está o teu tesouro, pergunta Jesus. A reposta indicará onde está nosso coração e, consequentemente, onde envidaremos nossos esforços e direcionaremos nossas ações. Primeiro, precisamos definir com clareza onde está o tesouro, por que onde ele estiver ali estará também o coração. Esforço, tempo dinheiro e atenção, serão concentrados nesse lugar. Investimos naquilo que priorizamos. Ninguém concentra esforço, tempo, dinheiro e atenção naquilo que é secundário. Jesus conhece as nossas obras, nosso trabalho e nossa perseverança, onde concentramos todo nosso empenho, por isso, é que ele nos adverte: “Do que adianta ao homem, ganhar o mundo inteiro, se vier a perder sua alma”.
Amado(a), como primeira reflexão do ano, pense nisso! Coloque na balança as suas prioridades para que, ao fazer mais um balanço, ao final do ano você possa contabilizar vitórias, sabendo que fez a vontade de Deus e não ajuntou tesouros perecíveis, mas investiu no que é eterno.
Graça e Paz!


Vídeo para reflexão: o rei e 4 esposas. Clique em:
http://www.youtube.com/watch?v=TPpfr_6-YHY

For.Bibliografia: http://www.icmv. org.br/BibliaOnline.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...