segunda-feira, 2 de janeiro de 2012



"Eu vou a ti em nome do Senhor exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado”.

Conhecer a história de Davi nos estimula a expulsarmos os gigantes que tendemos a criar. Problemas e obstáculos são parte da vida. Eles sempre existiram e sempre existirão, mas o grande problema está em darmos a eles uma dimensão maior do que de fato têm. Davi não olhou para o tamanho de seu adversário, mas para o tamanho do alvo. Se lermos essa história bíblica com atenção, perceberemos o contraste entre os discursos de Golias e de Davi. Davi declarou a vitória e a glória de Deus antes mesmo de iniciar batalha. Ele não se deixou intimidar pelo tamanho de seu adversário. Golias subestimou seu antagonista, zombando dele sem conhecer seu potencial. Sem saber quem estava por detrás dele. Davi confiava em Deus, por isso declarou vitória antecipadamente. Golias confiava em sua própria força. Davi tinha fé. Golias prepotência. A fé faz com que o discurso seja proferido antes da batalha. A prepotência faz com que as declarações sejam intempestivas, assim como decisões que não consideram a palavra de Deus.
Davi deparou-se com um problema gigante segundo a opinião de muitos, mas não ouviu o que os outros diziam. Ele sabia que Deus era maior. Muitas pessoas, ao se depararem com os problemas não sabem o que fazer com eles. Ficam perturbadas, paralisadas e deixam que os problemas as sufoquem. Alguns encaram os problemas dimensionando-os, ou tentam enfrenta-los com armas alheias. E ainda há os que preferem fugir. Assim acontece com alguns cristãos que começam a servir a Deus e, quando surgem os problemas, a única coisa que pensam é em jogar a toalha. Em geral isso acontece por conta de, entre outras coisas, pensamentos negativos, sentimentos de inferioridade, palavras negativas de outros. Com Davi aprendemos que o gigante tem que ser enfrentado, mesmo que todos afirmassem o contrário. Ele se determinou a enfrentar o obstáculo, mesmo diante da paralisia dos outros. Quando nos deparamos com um problema, de nada adianta chorar diante dele. É preciso fazer algo, é preciso agir. Quando enfrentamos os obstáculos descobrimos que não são tão fortes como acreditávamos. Mas é preciso ter cuidado com as pessoas negativas que sempre tentam contagiar a outros. Davi não se deixou contagiar por Saul. É fundamental saber reconhecer quem vem da parte de Deus e quem não vem. Quem vem da parte do Senhor não se deixa esmorecer pelo tamanho do obstáculo. Quem não tem o Espírito de Deus conhece a Palavra, mas não a pratica. Coloca os olhos nas circunstâncias. É dominado pelo medo, não pela fé.

Amado(a), Deus tem uma saída para os seus problemas. Espelhe-se na história de Davi e nas palavras de Paulo: “Tudo posso em Cristo que me fortalece”.
Graça e Paz!

Vídeo para reflexão: a história de Davi e Golias.
http://www.youtube.com/watch?v=ZaatvjUKm68&feature=related





For.Bibliografia: http://www.icmv. org.br/BibliaOnline.aspx


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...