sexta-feira, 13 de janeiro de 2012


"Então Elias disse a todo o povo: chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele. E Elias reparou o altar do Senhor, que havia sido derrubado. (1Reis 18.30)

Idolatria é trocar Deus por outra coisa ou pessoa, é adorar a um falso deus. A palavra idolatria vem do grego eidolon, “ídolo”, e latreuein, “adorar”. Esse termo refere-se à adoração ou veneração aos ídolos ou imagens, mas pode indicar a veneração ou adoração a qualquer objeto, pessoa, instituição, ambição que tome o lugar de Deus em nossas vidas ou que lhe diminua a honra que lhe devemos. A Bíblia condena a idolatria porque em vez de depositarem sua confiança em Deus, as pessoas depositam-na em algum objeto. Em várias passagens biblicas, vemos que Deus condenou os ídolos (Ex 32; Lv 26.1; II Rs 21.11; Si 115.3-9; 135.15-18; Is 2.18; At 15.20; 21.25; II Co 6:16), e também condenou as imagens para adoração (Ex 20.1-6, Nm 33.52; Lv 26.1; Dt 27.15; Is 41.29; Ez 8.942).

Não há problema com a imagem em si, mas em atribuir à imagem um lugar ou uma posicao cabível somente a Deus. A idolatria não está apenas na imagem, porque podemos fazer de uma pessoa, como também das honrarias, do dinheiro, das altas posições sociais um ídolo que substitua Deus em nossas vidas. Tudo quanto se torne excessivamente importante em nossa vida pode tomar-se num ídolo para nós. Não há a necessidade específica da existência de qualquer objeto físico. Assim como no tempo do profeta Elias, hoje muitas pessoas estão servindo a deuses e coisas estranhas, deixando assim de servir ao Deus verdadeiro.

Se hoje não derretemos ouro para fazer bezerros para serem adorados como antigamente, não significa que a idolatria não é menor. Os ídolos do mundo moderno são tantos e tão bem disfarçados que não é fácil perceber a sutileza de sua invasão em nosso meio. A história de Elias nos faz refletir sobre nosso comportamento. Os profetas de Baal se auto flagelavam, vertendo seu próprio sangue em prol daquilo que criam e defendiam, nem todos os seguidores do Deus Verdadeiro se dispoem a defendê-Lo. Precisamos agir como Elias e procurar em nosso meio anular toda e qualquer chance da idolatria que queira se instalar na vida do povo de Deus.

Graça e Paz!

Vídeo para reflexão: veja a história de Elias clicando em:
 
For.Bibliografia: http://www.icmv. org.br/BibliaOnline.aspx
























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...