Traduza este blog

terça-feira, 2 de agosto de 2011



Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá. (Provérbios 19:21).


Amado(a), há uma expressão popular no Rio Grande do Sul que diz: "o cavalo encilhado não passa duas vezes". Em outras palavras isso significa que devemos refletir bem antes de deixar passar uma oportunidade. Oportunidades podem ser definidas como ocasiões favoráveis para decidirmos por algo. Mas, ao aceitá-las muitas vezes encontramos situações que nos parecem desfavoráveis e por isso nem sempre sabemos como agir diante disso. Às vezes temos dificuldade de enxergar as oportunidades, e quase sempre de ponderarmos sobre suas inevitáveis conseqüências, afinal, por bem por mal elas afetam nossas vidas.
Se analisarmos esse ditado à luz da palavra de Deus entenderemos o quanto devemos refletir ao aceitar ou recusar uma chance que pode ser única. Jesus deixou isso bem claro na passagem de Lucas 12:20.
Refletir sobre se devemos ou não subir no “cavalo” pode nos dar a convicção necessária para as oportunidades que virão em sequência.” O que decidimos hoje afeta inevitavelmente o nosso futuro, seja na vida secular ou na espiritual. Muitas vezes precisamos também ter sabedoria para saber quando “deixar passar o cavalo”, pois melhor do que saber aproveitar uma oportunidade na vida, é saber quando deixá-la passar. Mas até nesse momento precisamos consultar nosso guia que não falha: a Bíblia. Se o que pretendemos fazer contraria a vontade de Deus é melhor perder a oportunidade. Logo saberemos que não era para nós, pois o que vem do Senhor é completo, ainda que circunstancialmente difícil. Precisamos ouvir bons conselhos. O que requer mais sabedoria do que dá-lo, por isso o sábio afirma em Provérbios 12:1 “O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio”.



Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!