segunda-feira, 3 de janeiro de 2011



Tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo? (Rm 2:21)



Amado(a), o apóstolo está nos ensinando a ser exemplo na vida das pessoas a nossa volta. A sermos espelho na vida de nossos filhos, pois não há discurso, ou pregação que fala mais profundamente do que nossas atitudes. Por outro lado, como cristãos não podemos ser hipócritas e cobrar do outro aquilo que não fazemos. Quem quer ser respeitado, deve exercer o respeito com todos, principalmente com aqueles que estão sob sua responsabilidade. Pais que não dão exemplo de integridade, honestidade, idoneidade e retidão aos filhos, embora continuem com a responsabilidade sobre a sua educação, não podem garantir que serão respeitados por eles. Aprendemos aquilo que vivemos e se fazemos o contrário do que queremos que seja feito, não temos autoridade moral para reclamar.
Os pais, principalmente, devem atentar para o fato de que o filho segue o seu exemplo e Exemplo, segundo o Dicionário Aurélio é “Lição; modelo; tudo o que pode ou deve ser imitado; fato de que se tira proveito ou ensinamento; fato, acontecimento ou frase de um autor, que se mencionaram para estabelecer uma opinião, confirmar uma regra ou demonstrar uma verdade; exemplar, modelo”.
O comportamento e atitudes positivas dos pais são responsáveis por nortear um futuro exemplar e para seus filhos. De outra forma, os comportamentos negativos como os vícios, as explosões de ira, discussões na frente dos filhos, falsas promessas, promiscuidade, imoralidade, tudo isso ficará marcado na vida dos filhos.
A psicologia explica que toda criança é imitadora, portanto, vale mais um exemplo do que uma lição.
Amado(a), que tipo de exemplo você tem sido nos seus relacionamentos? Você gostaria que os seus filhos, amigos, irmãos ou subordinados fizessem como você?
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...