quarta-feira, 17 de novembro de 2010


“Prestem atenção! Hoje eu estou pondo diante de vocês a bênção e a maldição.” (Deuteronômio11:26)


Amado(a), nossa vida é o resultado de uma sequência de escolhas. Assim tem sido desde Gênesis, quando ao primeiro casal foi permitido escolher entre ouvir a voz de Deus e obedecer e ouvir as sugestões da serpente e fazer aquilo que o Senhor havia dito para não ser feito. Eva escolheu ser seduzida, Adão escolheu ouvir a mulher e as conseqüências advindas foram a perda da comunhão com Deus e a morte. Depois disso, para restaurar a comunhão com a Sua criação, Deus fez uma nova aliança com a humanidade, mas deixou que escolhêssemos também aceitar o sacrifício de Jesus ou a sedução do príncipe deste mundo. Portanto, o que rege nossas vidas são escolhas. Escolha de profissões, escolha de escolas, escolha de caminhos, escolha de relacionamentos. Tudo o que fazemos deve ser pensado, refletido antes com vistas ao que queremos alcançar. Colhemos o que plantamos. Se escolhemos o isolamento, abolir a comunhão, certamente colheremos a solidão. Se escolhemos seguir nossos desejos carnais e não ouvir a voz do Espírito, não colheremos as promessas Daquele que tudo pode, mas o fruto daquilo que plantamos. Quem planta na carne, não colhe no espírito.
Toda a escolha tem suas consequências, e hoje, Deus nos convida a escolher. Em Deuteronômio 11: 26, Ele nos manda escolher. Sabemos que todo caminho é composto de dois lados e sendo Deus reto e justo nos deu o direito da escolha, e permitiu que hoje tivéssemos uma alternativa.
Quando Deus nos coloca a possibilidade de escolhas, Ele também nos dá a responsabilidade de assumir as conseqüências de nossa opção.
Quando nos diz: “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra”. Nesse condicional está implícito nosso livre arbítrio e o respeito de Deus por nossas escolhas, mas também que somos responsáveis por nosso posicionamento. Não adianta culpar o outro. Inútil fazer como Adão: “Foi a mulher que tu me deste...”
Escolher é limitar, se optamos por uma caminho é óbvio que estaremos abrindo mão de outro, pois Deus não aceita confusão. Se Ele diz não vá por aí e insistimos nisso, o resultado é de nossa inteira responsabilidade.
Se somos alertados e escolhemos não ouvir, isso também é de nossa responsabilidade. A boa notícia é que Deus é misericordioso e está sempre disposto a nos dar uma chance, porque Ele sabe que em termos espirituais, temos uma propensão a correr para o pecado e muitas vezes nos deixamos envolver por tantas coisas que facilmente nos desviam dos nossos alvos. Além do mais nossa teimosia, inconstância e falta de visão espiritual nos impedem de escutar a voz do Altíssimo.
Bênção ou maldição são escolhas nossa, não são ações exteriores. Só nós podemos escolher. Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...